Lançamento de nave da SpaceX cancelado a dois minutos do momento devido a problemas técnicos

Agência Lusa , AM
27 fev 2023, 09:23
SpaceX (EPA)

Cancelamento pode ter ficado a dever-se a um "problema" que envolveu o equipamento de terra utilizado para carregar o fluído de ignição do motor

Um problema técnico forçou a empresa norte-americana SpaceX a cancelar o lançamento de uma nave que se preparava para transportar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional da NASA. 

A missão foi suspensa dois minutos antes do momento previsto para o lançamento, no Kennedy Space Center, Florida, Estados Unidos, tendo a empresa comunicado que "não houve tempo para lidar com o problema que envolveu o sistema de ignição do motor".

Até ao momento, a empresa privada SpaceX ainda não forneceu qualquer detalhe sobre a data do novo lançamento.

No interior da Falcon os astronautas, dois norte-americanos, um russo e outro dos Emirados Árabes Unidos tiveram de esperar no interior cerca de uma hora até que o combustível fosse totalmente retirado dos motores. 

Esta equipa tem como missão substituir os quatro astronautas que se encontram desde o passado mês de outubro na Estação Internacional da NASA. 

De acordo com a Associated Press, que cita responsáveis da SpaceX, o cancelamento pode ter ficado a dever-se a um "problema" que envolveu o equipamento de terra utilizado para carregar o fluído de ignição do motor.

Um engenheiro da SpaceX comparou "o sistema crítico ao sistema de velas de ignição de um automóvel". 

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados