"Daqui parece um mundo perfeito": a visão dos primeiros turistas a caminhar pelo Espaço

12 set, 12:46
Missão da Polaris Dawn (SpaceX via AP)

Cada momento da Polaris Dawn, por mais lento que fosse, foi celebrado como uma grande vitória

Menos de seis minutos de oxigénio. Esta foi a mensagem que Srarah Gillis recebeu quando contemplava o Espaço a nu, naquela que foi a primeira vez de um turista a dar uma caminhada espacial.

Com ela estava o bilionário Jared Isaacman, os dois tripulantes da cápsula Dragon, lançada pela SpaceX a partir da Florida, Estados Unidos, no contexto da missão Polaris Dawn, que conseguiu, com sucesso, colocar dois civis a "caminhar" no Espaço.

Talvez caminhar seja dizer demasiado, já que os dois se limitaram a abrir a cápsula, a sair dela de forma parcial, e a maravilharem-se com a vista que tinham pela frente, e que incluía o planeta Terra a nu.

"Entendido", respondia depois Sarah Gillis, sem nunca entrar em pânico por estar a minutos de ficar sem o suporte vital. Não havia mesmo razão para pânico, ainda que todos os pequenos passos da missão tenham sido celebrados, incluindo o fecho final da cápsula, numa altura em que se sentiu algum alívio da emissão transmitida em direto.

Antes dela foi o comandante da missão, Jared Isaacman: "É incrível. Em casa ainda temos muito a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito".

O passeio turístico espacial foi transmitido em direto pela SpaceX:

A caminhada durou cerca de duas horas e ocorreu a 700 quilómetros da Terra. A bordo da cápsula seguem o bilionário Jared Isaacman, comandante da missão que já tinha anteriormente voado para o espaço na missão Inspiration4, e a engenheira da SpaceX Sarah Gillis.

Jared Isaacman e Sarah Gillis saíram da cápsula Dragon com os novos fatos espaciais da SpaceX, auxiliados por cabos de 3,5 metros de comprimento. Ao contrário de outros modelos, estes têm dupla função e podem ser utilizados não só durante o lançamento e aterragem, mas também na caminhada espacial. Segundo a empresa, os fatos "oferecem uma maior mobilidade e incluem um capacete de ponta com head-up display (HUD)".

 

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados