Técnico espanhol destaca «processo» e «método» como pilares do seu projeto, sem falar em prazos para o título
Carlos Vicens foi esta quarta-feira apresentado oficialmente como novo treinador do Sporting de Braga, numa cerimónia onde deixou clara a sua filosofia de trabalho. O sucessor de Carlos Carvalhal, que chega após quatro anos como adjunto de Pep Guardiola no Manchester City, assumiu o cargo com «a máxima ilusão, responsabilidade e autoconfiança», mas evitou criar expectativas sobre prazos para conquistar o título nacional.
«A nossa força está no processo, no método, no dia-a-dia e na forma de fazer as coisas», afirmou o técnico espanhol de 42 anos em conferência de imprensa. «Queremos ter um dia a dia de exigência máxima, que os jogadores tenham hábitos e rendimento diário em busca da excelência», acrescentou, sublinhando que o objetivo imediato é «ganhar os jogos».
Questionado sobre a meta estabelecida pelo presidente António Salvador - ser campeão nacional até 2029 -, Vicens mostrou-se tranquilo.
«Não me sinto pressionado. A pressão, para mim, está na autoexigência que vamos, eu e a minha equipa técnica, meter no trabalho do dia-a-dia. Em todos os processos, os resultados têm que ser consequência do trabalho diário. É nisso que nos vamos focar», disse.
António Salvador, presidente do Sp. Braga, esteve presente na apresentação do técnico e vê com confiança a entrada neste novo ciclo dos «arsenalistas».
«Sabemos o que queremos e o que precisamos para lá chegar. O que lhe peço é fazer melhor que no ano passado, o que não vai ser fácil», referiu Salvador, destacando os «seis jogos muito importantes e difíceis» das pré-eliminatórias da Liga Europa e os primeiros compromissos do campeonato.
Vicens, que elogiou o futebol português - «a seleção nacional e os resultados que tem tido nos últimos anos fala desse nível» -, garantiu que não pretende impor um estilo «guardiolesco» no Sp. Braga, dizendo ainda que chegou a um clube com «a sua própria identidade, com a sua história».
O treinador, que se assume como «obcecado em tirar o melhor de cada jogador», prometeu ainda estar atento aos jovens da formação.
«A academia do Braga é de topo e é impossível pensar no futuro de um clube como este sem pensar nos recursos que a academia pode dar à primeira equipa», concluiu.
O Sp. Braga começa a pré-época esta terça-feira [17 de junho] e, depois de um estágio na Áustria, vai apresentar-se aos sócios frente ao Celta de Vigo, no dia 19 de junho.