CNID emitiu um comunicado a lamentar e condenar a agressão a um repórter fotográfico na Pedreira
O Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID) emitiu um comunicado a lamentar e condenar a agressão a um repórter fotográfico na Pedreira, este domingo, após a vitória do Sporting de Braga ante o Arouca (1-0).
O fotógrafo, ao serviço do jornal O Jogo, foi alegadamente agredido com uma cabeçada por um adepto dos bracarenses num dos elevadores do estádio e conseguiu escapar sem ser identificado.
A Associação dos Jornalistas de Desporto refere que este se trata de «mais um episódio lamentável num estádio de futebol».
«O Estádio de Braga não é uma estrutura amiga dos jornalistas, pela sua própria concepção arquitectónica. Acresce que os jornalistas são frequentemente incomodados por espectadores que também usam aqueles elevadores, em que não há qualquer presença da empresa de segurança. E não se respeita o princípio de acessos próprios para os jornalistas», lê-se na nota.
O CNID chamou «a atenção das autoridades desportivas e policiais», além de apelar ao Sp. Braga que ajude «a que o espectador seja identificado e responsabilizado».
Note-se que os arsenalistas e a Liga já tinham repudiado a a agressão.
O comunicado do CNID na íntegra:
«O repórter-fotográfico Gonçalo Delgado foi agredido no final do jogo Sporting de Braga-Arouca, em mais um episódio lamentável num estádio de futebol. Uma agressão que o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto não pode deixar de lamentar e condenar, além de prestar ao Gonçalo Delgado todo o apoio.
No elevador que os jornalistas usam para chegar à saída do estádio, um adepto, aparentemente do Braga, deu uma cabeçada sem qualquer motivo relevante a Gonçalo Delgado, fugindo logo a seguir aproveitando a abertura das portas. O fotojornalista, que esteve ali em funções para o diário desportivo O Jogo, apresentou a devida queixa às autoridades.
O Estádio de Braga não é uma estrutura amiga dos jornalistas, pela sua própria concepção arquitectónica. Acresce que os jornalistas são frequentemente incomodados por espectadores que também usam aqueles elevadores, em que não há qualquer presença da empresa de segurança. E não se respeita o princípio de acessos próprios para os jornalistas.
O CNID chama a atenção das autoridades desportivas e policiais para mais um lamentável caso, que não ajuda nada o Jornalismo nem o futebol. E lança o repto ao Sporting de Braga no sentido de ajudar a que o espectador seja identificado e responsabilizado.
A Direção do CNID»