Em Sortelha, perto da serra da Malcata, há uma aldeia histórica para ser descoberta sob o pretexto de uma lenda
Sortelha, uma aldeia ao lado da Serra da Malcata, é uma das localidades do país onde nos cruzamos com uma popular lenda.
Reza a lenda do Beijo sem Fim que a filha de um alcaide de Sortelha se apaixonou por um mouro. Esse amor depressa foi proibido pela família da rapariga, levando a que o casal decidisse fugir.
Numa noite, o casal decidiu fugir pela encosta da muralha, mas foi surpreendido pela mãe da rapariga, que usou os seus poderes mágicos para paralisar o mouro como se de uma estátua se tratasse. Revoltada com a atitude da mãe, a filha beijou o mouro e transformou-se em pedra juntamente com ele, ficando unidos para sempre em Sortelha.
Um dos locais que merece uma visita é o Castelo de Sortelha, mandado construir por D. Sancho I, no século XII, e classificado como Monumento Nacional desde 1910. Outro ponto de interesse é a muralha que se mantém em bom estado de conservação. A torre de menagem, construída no cimo de um penedo, tem uma das melhores vistas sobre a paisagem em redor, sendo necessário percorrer um caminho de terra.
Se for fã de caminhadas e trilhos, o caminho histórico de Sortelha estende-se por cerca de 7km, tendo início e fim na entrada do castelo medieval. Apesar de o foco deste percurso ser o passado medieval da localidade, é também possível conhecer locais com vistas privilegiadas.