Cancro do marido leva vice-primeira-ministra da Bélgica a renunciar temporariamente ao cargo

21 abr 2022, 11:47
Sophie Wilmès (Associated Press)

Marido de Sophie Wilmès foi diagnosticado com cancro no cérebro. Governante vai estar afastada, pelo menos, até ao verão. Depois, a família vai reavaliar a situação e tomar nova decisão sobre que passo tomar

Sophie Wilmès, vice-primeira-ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, renunciou temporariamente ao cargo para cuidar do marido,  Christopher, a quem foi dignosticado um cancro no cérebro, revelou a governante em comunicado.

"Esta grande dificuldade não deixa de ter consequências para a minha família e, portanto, também para meu papel no governo belga. Ser ministra exige rigor, disponibilidade e um comprometimento total que não me permitiria dar a ajuda e o apoio que o Christopher e os nossos filhos precisam durante este período difícil. Desejo estar presente como ele sempre esteve para nós e combater esta luta com ele e com os nossos filhos", escreve Wilmès.

Segundo o comunicado, Wilmès, que foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra na Bélgica entre 2019 e 2020, vai estar afastada, pelo menos, até ao verão. Depois, a família vai reavaliar a situação e tomar nova decisão sobre que passo tomar.

"Em perfeita concertação com o primeiro-ministro e com o meu partido, tomei a decisão de pedir imediatamente licença das minhas atuais funções ministeriais, sem compensação. Isso dá-nos a capacidade de considerar plenamente a nossa situação durante o verão".

Sophie Wilmès e Christopher Stone casaram em 2009 e são pais de três filhos, sendo que o marido da governante tem um filho de uma anterior relação. Durante o afastamento de Wilmès, será o primeiro-ministro Alexander De Croo a assumir a pasta dos Negócios Estrangeiros.

Europa

Mais Europa

Patrocinados