Inquérito traça um perfil tipo dos eleitores de Faro e tenta fazer uma avaliação do último mandato de Rogério Bacalhau Coelho, líder do atual executivo autárquico
Faro (CNN Autárquicas 2025) - Na sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, os inquiridos responderam a questões no sentido de traçar o perfil do cidadão de Faro e do próprio concelho. O inquérito procurou ainda perceber como vivem e pensam os residentes deste município. As perguntas centraram-se no desporto, na religião, nos animais de estimação e até no clube de futebol, mas também sobre valores e perceções sociais.
Futebol, imigração e corrupção
As respostas ajudam a traçar o retrato cultural e social dos eleitores: que identidades os aproximam, que hábitos os distinguem e como avaliam temas sensíveis como a imigração ou a corrupção. E a partir destes dados pode compreender-se melhor a relação entre estilos de vida, valores e escolhas eleitorais. E há uma certeza: "Faro sob as asas da águia", descreve a Pitagórica.
Do total de inquiridos, 31% admitem que são adeptos do Benfica. O Farense, emblema da cidade, é o segundo clube de futebol com maior percentagem de adeptos, com 21%, seguindo-se Sporting, com 16%, e FC Porto, com 4%. Há ainda 26% que garantem que não ligam a futebol e 1% que são de outros clubes.
Em Faro, 54% dos eleitores entendem que a imigração tem sido positiva para o concelho. No entanto, 29% discordam que a chegada de imigrantes tenha trazido qualquer mais-valia ao concelho; há ainda 4% que recusaram responder e 13% que dizem que não concordam nem discordam.
Por outro lado: no total, 64% dos inquiridos entendem que a corrupção é sem dúvida um problema no concelho e apenas 9% discordam; sendo que 10% recusaram responder e 17% disseram que não concordam nem discordam.
Identidade local
De 0 a 20 valores, os habitantes dão uma avaliação média positiva de 10,5 valores ao desempenho do atual executivo municipal, sendo que 30% dos inquiridos deram uma nota negativa - abaixo dos dez valores. No espectro oposto, 10% deram notas altas - acima dos 16 valores - e 60% optaram pela avaliação intermédia entre os 10 e 15 valores.
Quem avalia melhor a prestação autarca são eleitores do sexo feminino, entre os 18 e 24 anos, da classe social C2, de religiões que não a católica e eleitores da coligação PSD/CDS/IL/PAN/MPT. Já os que dão as avaliações mais baixas são homens, têm 65 anos ou mais, das classes sociais C1 e D, pessoas sem religião e eleitores do Chega.
Para os eleitores de Faro, as áreas de ação camarária que consideram de extrema importância são:
Mais do que avaliar as intenções de voto, esta sondagem procurou perceber os níveis de orgulho, satisfação e felicidade em viver em Faro, sendo que com estes retratos da ligação afetiva e simbólica dos cidadãos ao seu município é possível determinar a força da identidade comunitária que marca cada território.
A larga maioria dos residentes de Faro admite que gosta de morar no concelho, segundo 85% dos inquiridos, e apenas 14% afirmam que gostariam de viver noutro município.
O índice de felicidade na capital do Algarve atinge 82%. Foi pedido aos inquiridos para avaliar a felicidade que sentem por viver em Faro de 0 a 10 valores: 74% deram entre 8-10 valores, 20% entre 5-7 e 6% ficaram-se pelos 0-4, o que culmina numa nota média de 8,2 valores.
Entre os farenses, 24% dizemn que o concelho piorou muito ou piorou ao longo dos últimos quatro anos. Por outro lado, 36% entendem que o município melhorou muito ou melhorou no mesmo período, 37% entendem que Faro manteve-se na mesma.
Em termos da ligação ao município sentida pelos residentes, o concelho também se divide: 30% dos inquiridos garantem que se sentem muito ou totalmente ligados às tradições do município, cultura e forma de ser do município; 34% respondem que não sentem conexão; 35% dizem ter "alguma conexão".
Estilo de vida e valores
Tal como já tinha sido registado em várias das sondagens anteriores, em Faro a maioria dos munícipes (67%) não pratica desporto com regularidade, sendo que apenas três em cada dez admite fazer fazer exercício físico regularmente. Os desportistas são essencialmente homens, entre os 18 e 24 anos, das classes sociais A/B, sem religião e eleitores do PS.
A maioria dos farenses - 57% - tem animais de estimação. Cães são os favoritos, com 66%, seguindo-se os gatos, com 43%. A maioria dos tutores trata-se de jovens entre os 18 e 34 anos pertencentes à classe C1.
Quanto a religião, 60% dos farenses são católicos, destacando-se sobretudo as mulheres com 65 anos ou mais, das classes D e eleitores do Chega. Os dados da Pitagórica revelam ainda que 16% não acreditam em nenhuma religião e classificam-se como ateus; 13% não têm religião mas admitem algo transcendente; e 6% são protestantes ou evangelistas.
Por fim, questionados sobre como se posicionam no espectro político, 25% dizem estar ao centro, 17% à direita e 17% à esquerda, sendo que 41% recusaram responder à questão. Estes valores refletem como cada eleitor se vê e não a classificação clássica dos partidos.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025.
O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Faro e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançarmos 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas F2F recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%.
A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional.
A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.
UNIVERSO: Eleitores recenseados no Concelho de Faro, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos (56.791 eleitores BDRE 31-12-2024).
RECOLHA DE INFORMAÇÃO: Estudo quantitativo com recurso a entrevistas pessoais, através de um sistema CAPI – Cumputer Assisted Personal Interview. A intenção de voto foi medida com a simulação de voto, passando o tablet para as mãos do entrevistado de forma a que este pudesse fornecer a resposta sem conhecimento do entrevistador.
AMOSTRA: Foi utilizada uma amostragem não probabilística, estratificada por freguesia, género e idade. A amostra obtida foi de 504 entrevistas, este valor traduz uma margem de erro de ± 4,44%, para um nível de confiança de 95,5%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025.