Zelensky tem a confiança de 72% dos americanos. É um recorde entre os líderes mundiais

31 mar 2022, 02:27
Volodymyr Zelensky (AP Photos)

Sondagem do Pew Center divulgada ontem revela que, após a invasão da Ucrânia, há mais americanos a confiar em Zelensky do que em Joe Biden. E 6% dizem ter alguma ou muita confiança... em Vladimir Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é o líder mundial em quem os norte-americanos mais confiam, de acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira pelo prestigiado centro de pesquisas de opinião Pew Research Center. Ao fim de um mês a liderar os esforços do seu país para resistir à invasão russa, Zelenky merece a confiança de 72% dos inquiridos. Ou seja, sete em cada dez têm muita ou alguma confiança no líder da Ucrânia.

Zelensky é, de longe, o líder internacional que reúne maior simpatia entre os inquiridos na sondagem do Pew. Os americanos mais velhos, e com mais educação, mostram maior confiança nas capacidades de liderança de Zelensky do que os de gerações mais jovens ou com menor escolaridade. 

No extremo oposto está Vladimir Putin: 92% dos americanos não confiam no líder do Kremlin. É o valor mais baixo desde que Putin é incluído nestas sondagens, há quase duas décadas (em 2006, 45% dos americanos tinham alguma confiança em Putin, valor que tem vindo sempre a descer e se afundou na última sondagem). Ainda assim, há 6% de adultos norte-americanos que, apesar da invasão russa da Ucrânia, dizem confiar em Putin. 

Recorde-se que o líder russo foi alvo de inúmeros elogios de Donald Trump, tanto durante o seu mandato como presidente dos EUA, quer mesmo após a invasão da Rússia - o que durante bastante tempo fez com que houvesse uma grande diferença na apreciação de Putin conforme os inquiridos fossem mais próximos do Partido Republicano (de Trump) ou do Partido Democrata (de Joe Biden). Mas essa diferença motivada pela perspetiva partidária esbateu-se desde que começou a guerra de Putin na Ucrânia: nesta sondagem, 94% dos que votam ou simpatizam com os democratas não confiam em Putin, e esse valor é de 92% entre os que se identificam mais com os republicanos. Também não há grandes diferenças partidárias na apreciação de Zelensky.

Divididos sobre Biden

Segundo a mesma sondagem, a opinião sobre a forma como Joe Biden tem gerido os assuntos internacionais é bastante mais fraturante. 52% dos entrevistados dizem não confiar em Biden sobre assuntos internacionais, enquanto 48% dizem ter confiança no presidente a este respeito. Uma opinião que espelha a divisão geral sobre a avaliação do mandato de Joe Biden neste primeiro ano de presidência. Neste caso, a fratura partidária é  bastante mais notória: os democratas e os independentes com simpatia pelos democratas mostram muito mais confiança nas capacidades internacionais de Biden (75%) do que os republicanos e os que têm alguma simpatia com este partido (16%).

Scholz longe de Merkel

Voltando aos líderes estrangeiros, mais de metade dos americanos mostra confiança nos dois líderes mais proeminentes da União Europeia. O presidente francês Emmanuel Macron tem a confiança de 55% dos entrevistados, e o novo chanceler alemão Olaf Scholz fica logo atrás, com 53%. Apesar da nota positiva, Scholz está bastante abaixo da sua antecessora, Angela Merkel, que no seu último ano como chanceler tinha a confiança de 63% dos americanos.

A sondagem inquiriu 3.581 adultos norte-americanos, e foi realizada de 21 a 27 de Março.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados