Se as eleições fossem hoje, o PS voltaria a ganhar. Mas a margem seria diferente conforme estivesse Jorge Moreira da Silva ou Luís Montenegro no PSD

7 mai 2022, 19:32
António Costa (Lusa/José Sena Goulão)

Três meses depois das eleições e mais de um mês depois da tomada de posse com um novo Governo, António Costa recebe nota positiva dos inquiridos na sondagem da Pitagórica para a CNN e TVI

54% dos portugueses aprovam a forma como o Primeiro-ministro está a governar o país. 38% desaprovam.

Entre os que atribuem uma nota positiva ao executivo, destacam-se as mulheres com 55 ou mais anos, residentes no sul e ilhas, e o eleitorado do PS. Do outro lado do espectro, os quem mais desaprovam a conduta de António Costa destacam-se os homens entre os 18 e os 34 anos, da região norte, com classe social A/B (classe alta e média alta) e o eleitorado do PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Quanto mais velhos, maior é a aprovação e quanto mais baixa é a classe social também.

E se as eleições fossem hoje?

Caso o país fosse chamado novamente às urnas, o PS continuaria a reunir as preferências dos eleitores, com valores semelhantes aos conquistados em janeiro.

Os resultados da sondagem indicam resultados semelhantes às das últimas eleições legistalivas para quase todos os partidos, menos para o PSD, que desceria pelo menos 6 pontos percentuais, e a Iniciativa Liberal, que conquistaria pelo menos mais 5 pontos percentuais, e tornar-se-ia na terceira força política na Assembleia da República.

A diferença está no rosto que estaria à frente do PSD no momento do escrutínio: ou Jorge Moreira da Silva ou Luís Montenegro.

Ficha Técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para A TVI e CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a atualidade nacional e internacional. O trabalho de campo decorreu entre os dias 07 e 24 de abril de 2022 , foram recolhidas 625 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de +/- 4,0% para um nível de confiança de 95,5%.

A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi de responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados