Operação militar mata pelo menos 44 membros do Al Shebab na Somália

Agência Lusa , MM
13 mai 2023, 13:45
Somália (Associated Press)

Operação foi conduzida pelas Forças Nacionais de Informação e Segurança da Somália

Pelo menos 44 alegados membros do grupo terrorista Al Shebab morreram numa operação militar realizada no centro sul da Somália, foi anunciado este sábado pelo Governo somali.

A operação foi conduzida pelas Forças Nacionais de Informação e Segurança da Somália em conjunto com parceiros internacionais e foi dirigida a um “ponto de encontro” do grupo na zona de Ali Fuuto, no município de Kurtunwarey, de acordo com o Ministério da Informação da Somália, citado pela agência noticiosa Efe.

A operação foi realizada após “12 meses de planeamento meticuloso do Serviço Nacional de Informações” e originou a destruição das instalações e a morte de “alguns líderes” da organização, refere o documento, que não acrescenta mais detalhes.

A operação surge depois de uma reunião de várias personalidades – incluindo o comandante da coligação multinacional de apoio à Somália, o general Mohamed Ali Barise, e o embaixador do Quénia na Somália, Thomas Chepkuto – para acelerar a segunda fase da “guerra total” declarada pelas autoridades contra o grupo.

A primeira fase terminou, segundo o Governo somali, com cerca de 3.000 milicianos mortos e mais de 70 cidades recapturadas, numa ofensiva militar que agora abrange o sul do país.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados