O solstício de inverno é hoje: o dia mais curto do ano é longo em rituais pagãos

CNN , Forrest Brown
21 dez 2022, 14:31
Rituais solstício

Ao longo dos últimos seis meses, no Hemisfério Norte, os dias foram ficando mais curtos e as noites mais longas. Agora, isso está prestes a inverter-se.

O solstício de inverno de 2022, o dia mais curto do ano e o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro (pelo menos, para uma boa parte do mundo). Como é que tudo isso funciona é algo que fascina as pessoas há milhares de anos.

Antes de mais, vamos observar a ciência e o momento preciso por trás do solstício. Mais à frente, vamos explorar algumas tradições e celebrações antigas realizadas no mundo inteiro.

A ciência e o momento por trás de um solstício de inverno

O solstício de inverno assinala o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte, quando o Sol aparece na sua posição mais a Sul, diretamente por cima do Trópico de Capricórnio.

No Hemisfério Sul, onde vive apenas 10% da população mundial, a situação é inversa. Nessa região, o solstício de dezembro assinala o dia mais longo do ano, e o início do verão, em lugares como a Argentina, Madagáscar, Nova Zelândia e África do Sul.

Estas três imagens do Satélite GOES East da NOAA mostram-nos como é a Terra, vista do Espaço, perto do solstício de inverno. As imagens foram captadas cerca de 24 horas antes do solstício de inverno de 2018. É possível ver que o Hemisfério Norte está mais envolto em escuridão.

Quando é que acontece, ao certo?

Geralmente, mas nem sempre, o solstício acontece a 21 de dezembro. O dia em que o solstício acontece pode mudar porque o ano solar (o tempo que demora até o Sol reaparecer no mesmo lugar, visto da Terra) não corresponde exatamente ao nosso calendário anual.

Se quisermos ser superprecisos nas nossas observações, a hora exata do solstício de inverno de 2022 será às 21h48 UTC (Tempo Universal Coordenado) desta quarta-feira, segundo o EarthSky.org e o Farmers 'Almanac. Quase seis horas mais tarde do que no ano passado.

Abaixo seguem alguns exemplos dos horários a que correspondem as 21h48 UTC em vários fusos horários pelo mundo. Devido a estas diferenças de fusos horários, grande parte da Ásia apenas assinalará o solstício de inverno na quinta-feira, 22 de dezembro.

• Portugal Continental: 21h48 de quarta-feira

• Tóquio: 6h48 de quinta-feira

• Hanói, Vietname: 4h48 de quinta-feira

• Nova Deli: 3h18 de quinta-feira

• Istambul: 00h48 de quinta-feira

• Jerusalém: 23h48 de quarta-feira

• Copenhaga, Dinamarca: 22h48 de quarta-feira

• Charlotte, Carolina do Norte: 16h48 de quarta-feira

• Winnipeg, Manitoba: 15h48 de quarta-feira

• São Francisco: 13h48 de quarta-feira

• Honolulu: 11h48 de quarta-feira

Quais são os lugares que mais veem e sentem os efeitos do solstício de inverno?

No dia 21 de dezembro, a luz do dia diminui drasticamente quanto mais perto estivermos do Polo Norte.

Quem estiver na amena Singapura, a apenas 137 quilómetros a norte do Equador, mal notará a diferença, com apenas nove minutos a menos de luz do dia do que durante o solstício de verão. Aqui, durante o ano inteiro, o dia tem 12 horas de luz, mais minuto, menos minuto.

A Ponte Alexandre III, iluminada sobre o Sena, acrescenta mais magia ao inverno de Paris.

Numa latitude muito mais alta, Paris ainda regista umas respeitáveis oito horas e 14 minutos de luz do dia para desfrutar de um passeio fresquinho ao longo do Sena.

A diferença é mais acentuada na gelada Oslo, na Noruega, onde o Sol nasce às 9h18 e se põe às 15h12, resultando em menos de seis horas de uma anémica luz do dia. Solário, alguém?

Os residentes de Nome, no Alasca, são ainda mais privados da luz solar com apenas três horas, 54 minutos e 31 segundos de uma luz do dia muito ténue. Mas isso até é verdadeiramente generoso quando comparado com Prudhoe Bay, também no Alasca. Como se situa dentro do Círculo Polar Ártico, não verá um único raio de Sol.

O que origina o solstício de inverno?

Como a Terra está inclinada no seu eixo de rotação, temos diferentes estações no ano. À medida que o planeta se move à volta do Sol, cada hemisfério passa pelo inverno quando está inclinado para longe do Sol e pelo verão quando está inclinado na direção do Sol.

Esperem! A Terra está inclinada porquê?

Os cientistas não sabem bem como é que aconteceu, mas julgam que há milhares de milhões de anos, quando o sistema solar se estava a formar, a Terra foi alvo de violentas colisões que fizeram o seu eixo inclinar-se.

Que mais transições sazonais assinalamos?

Os equinócios, tanto o da primavera como o do outono, acontecem quando os raios do Sol incidem diretamente sobre o Equador. Nesses dois dias, toda a gente em todo o lado tem uma duração idêntica do dia e da noite. O solstício de verão acontece quando os raios do Sol estão mais a Norte, sobre o Trópico de Câncer, oferecendo a quem vive no Hemisfério Norte o dia mais longo e o início oficial do verão.

Tradições e celebrações do solstício de inverno

Uma perspetiva da Árvore de Natal de 2022 no Rockefeller Center. Muitas tradições natalícias têm origem em celebrações pagãs.

Não surpreende que muitas culturas e religiões celebrem uma data festiva - seja o Natal, o Hanukkah, o Kwanzaa ou os festivais pagãos - que coincida com o regresso dos dias mais longos.

Alguns povos antigos, cuja sobrevivência dependia de um conhecimento preciso dos ciclos sazonais, celebravam este primeiro dia de inverno com cerimónias e festividades elaboradas. Espiritualmente, essas celebrações simbolizam uma oportunidade de renovação.

“O Natal vai buscar muitas das suas tradições e, possivelmente, o dia em que é celebrado, às festas romanas pagãs como Saturnália e Kalends”, disse por e-mail à CNN Travel Maria Kennedy, professora assistente do Departamento de Estudos Americanos da Universidade Rutgers.

Saturnália tinha início a 17 de dezembro e Kalends no dia 1 de janeiro, disse Kennedy, especialista em estudos natalícios.

Citando pesquisas académicas, Kennedy disse que os primeiros fundadores da igreja cristã condenavam os rituais realizados nessas festas, mas a popularidade das mesmas perdurou. A celebração do Natal por parte dos cristãos acabou por se situar por volta da mesma altura, no calendário, embora não haja nenhuma data específica nos Evangelhos para o nascimento de Jesus.

Seguem mais informações sobre essas tradições antigas:

Alban Arthan

Na língua galesa, “Alban Arthan” significa “Luz de Inverno”, segundo o Farmers' Almanac. Talvez seja a celebração sazonal mais antiga da história da humanidade. Fazendo parte das tradições druídicas, o solstício de inverno é considerado um momento de morte e renascimento.

Newgrange, um monumento pré-histórico construído na Irlanda por volta de 3200 aC, está associado à celebração Alban Arthan.

Saturnália

Na Roma Antiga, a Saturnália durava sete dias. Realizava-se em honra de Saturno, o deus romano da agricultura.

As pessoas desfrutavam de animações carnavalescas que fazem lembrar as atuais celebrações do Mardi Gras e, por elas, até adiavam a guerra. Os escravos recebiam liberdade temporária e as restrições morais eram aliviadas. A Saturnália continuou a realizar-se até aos séculos III e IV dC.

Dongzhi

Não eram apenas os europeus antigos que assinalavam a ocasião anual. O Festival do Solstício de Inverno Dongzhi tem raízes na antiga cultura chinesa. O nome pode ser grosseiramente traduzido como "extremo do inverno".

Eles pensavam que este era o auge do yin (da teoria da medicina chinesa). Yin representa a escuridão, o frio e a calmaria, como tal, o dia mais longo do inverno. O Dongzhi marca o regresso do yang - e a lenta ascensão da luz e do calor. É habitual comerem-se dumplings para celebrar esta data em algumas culturas do leste asiático.

Celebrações

Tradicionalmente, são muitos os lugares pelo mundo inteiro onde se realizam festividades em honra do solstício de inverno. Eis alguns exemplos:

Festival de Montol

Mais conhecida pelos piratas do que pelo solstício, a cidade de Penzance, na costa sudoeste de Inglaterra, retomou a encantadora tradição de uma procissão da Cornualha – combinada com danças, o uso de máscaras, cantorias e mais.

Um coro canta, em Stonehenge, para assinalar o solstício de inverno.

Stonehenge

O local mais famoso do Reino Unido para as celebrações do solstício é Stonehenge. Tradicionalmente, no solstício de inverno, os visitantes entram no imponente e misterioso círculo de pedras para uma cerimónia ao nascer do Sol realizada por grupos pagãos e druidas locais.

A English Heritage Society diz que a celebração de 2022 será realizada na quinta-feira, dia 22 de dezembro. Poderá ser vista em direto, num streaming no canal de YouTube da instituição.

Festival das Lanternas

No Canadá, o Festival das Lanternas do Solstício de Inverno é uma celebração cintilante das tradições do solstício espalhadas pelos bairros de Granville Island, Strathcona e Yaletown.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados