Estatística: dois Costas destacam-se na defesa dos castelos de Portugal

30 abr, 23:59
Diogo Costa e João Costa

Diogo Costa, do FC Porto, João Costa, do Estrela de Amadora, e Patrick Sequeira, do Casa Pia, lideram três estatísticas fulcrais em Portugal

Muito se tem falado sobre a corrida à Bota de Ouro europeia. Viktor Gyökeres é quem lidera a estatística agora, com 57 pontos ganhos, mais um do que Mohamed Salah, do Liverpool. Porém, poucas vezes tem sido abordado o desempenho dos jogadores do extremo contrário do campo – os guarda-redes.

Em Portugal, muitos se têm destacado – e alguns até jogam agora em grandes clubes europeus, como Ederson, Oblak, Rui Patrício ou José Sá. Em Portugal, jogam atualmente alguns guardiões internacionais como Guillermo Ochoa (AVS), Patrick Sequeira (Costa Rica), e, logicamente, o português Diogo Costa, dono da baliza da Seleção. Mas, segundo as estatísticas, quem é que mais se destacado nas Ligas profissionais?

O Maisfutebol procurou responder a essa pergunta com base nos dados do Sofascore. Há algo que chama a atenção, olhando à primeira vista – dois Costas destacam-se esta temporada como protetores do «Castelo», recordando o título de um clássico filme português.

E ambos foram formados no FC Porto. O primeiro é, como deve ter adivinhado, Diogo Costa. O guarda-redes do FC Porto supera todos os outros no que toca a jogos sem sofrer golos, apesar de a sua equipa nem estar a viver uma boa temporada. Trubin, do Benfica, soma 13.

O outro Costa é menos conhecido. João, do Estrela da Amadora, desponta na primeira divisão aos 29 anos, após ter saído da formação portista para Espanha e ter regressado a Portugal em 2023, para o Feirense, onde jogou na primeira metade da época.

É o guardião com mais penáltis defendidos (quatro) e o segundo com mais clean sheets. Em segundo surge o jovem Gonçalo Tabuaço, que parou três grandes penalidades. Tal como Costa, Tabuaço jogou em Espanha e agora é um dos esteios do Marítimo.

No capítulo das defesas, que normalmente é dominado por guarda-redes de equipas de menor dimensão, é o costa-riquenho Patrick Sequeira que domina a classificação, com 109 defesas. Em época de estreia em Portugal, destaca-se.

O segundo é o brasileiro Lucas França, que defende as redes do Nacional da Madeira (98). Outro brasileiro, João Victor Bravim, do Alverca, completa o pódio.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica
IOL Footer MIN