"É uma emoção muito grande". Socorristas portugueses resgatam criança de dez anos na Turquia

11 fev 2023, 20:47

A operação de resgate durou cerca de três horas

Uma criança de dez anos foi retirada com vida este sábado dos escombros de um prédio, na cidade de Antáquia, na província de Hatay, por membros da equipa de socorristas portugueses enviados para a Turquia para ajudar nas operações de resgate. A operação de resgate durou cerca de três horas.

"Ao terceiro dia, a Força Operacional Conjunta portuguesa resgatou uma criança de 10 anos com vida, na localidade de Antáquia, região de Hatay, Turquia", escreveu a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, numa publicação nas redes sociais.

“É uma emoção muito grande”, diz equipa

O comandante da missão portuguesa na Turquia, José Guilherme, afirmou hoje que foi “uma emoção muito grande” conseguir resgatar uma criança, depois de vários dias sem sucesso.

“É uma emoção muito grande para nós. Isto é o corolário daquilo que estamos a fazer aqui, da entrega dos operacionais e vamos continuar o nosso trabalho, que é salvar vidas”, disse à agência Lusa José Guilherme.

Segundo José Guilherme, a equipa foi alertada por populares que teriam ouvido algum som de um prédio que estava parcialmente destruído.

As equipas cinotécnicas foram acionadas e os cães deram sinal de que haveria alguém com vida, por debaixo dos escombros.

“Depois, foi trabalho de equipa, perceber os sons que se ouviam, se seriam de alguém, fazer furação e chegar o mais perto possível da criança para se ter a confirmação de que estaria um ser humano vivo”, explicou.

O rapaz estava numa bolsa por entre os escombros do edifício, tendo conseguido ter sempre um tradutor a falar com ele.

As operações de resgate demoraram um total de três horas e meia, acrescentou José Guilherme.

“Acabou por acontecer um milagre, porque a esperança é a última a morrer e cá vamos continuar, à espera de salvarmos mais pessoas”, frisou o comandante da missão portuguesa.

“Uma alegria sem precedentes! Ao terceiro dia de missão, a Força Nacional portuguesa na Turquia resgata com vida uma criança presa nos escombros! Anos de treino, exercícios e formação... Não há melhor recompensa!”, escreveu Patrícia Gaspar, na sua conta na rede social Twitter, numa publicação que mostra uma imagem do salvamento.

No local, estão 52 operacionais da Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e emergência médica, incluindo seis cães, divididos em duas equipas que fazem turnos de cerca de 12 horas, trabalhando 24 sobre 24 horas no apoio aos esforços de busca e salvamento, desde o dia que chegaram, quarta-feira, a Antáquia, no sudeste da Turquia.

Recorde-se que mais de 25.400 pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou na segunda-feira o sul da Turquia e a Síria, segundo balanços oficiais divulgados este sábado.

O sismo afetou uma população de 13 milhões de habitantes em 10 províncias turcas, onde o acesso à água ainda está cortado ou restrito, na melhor das hipóteses, e há falta de alimentos e o frio também aumenta o risco de epidemias.

Embora mais de 100.000 socorristas e pessoal de emergência trabalhem na área, a sua enorme dimensão, o elevado grau de destruição, os mais de 1.000 tremores secundários registados e o frio complicam os trabalhos de auxílio às vítimas dos sismos.

País

Mais País

Patrocinados