Bruno Fernandes: faltam as palavras, sobram os números

5 abr 2019, 00:31
Bruno Fernandes

11 factos que sustentam o sucesso do melhor jogador do campeonato português

Nesta altura faltam adjetivos para qualificar Bruno Fernandes.

Sobre o médio já tudo foi dito, já tudo foi escrito, já tudo foi mostrado. É um craque da cabeça aos pés e carrega o Sporting às costas até ao limite da razoabilidade: ali onde realidade se torna vizinha dos sonhos.

Assim sendo, o que sobra? Os números, claro.

Sobram os números. 

Este sobe serve-se de um conjunto de algarismos para tentar mostrar ao leitor o que as palavras já não conseguem: que Bruno Fernandes é um craque que está para lá do que os adjetivos podem anunciar.

Seguramente o melhor jogador do campeonato português.

11 factos que sustentam o sucesso de Bruno Fernandes:

1. Teve participação decisiva em 39 dos 92 golos que o Sporting fez esta época em todas as competições: 26 golos e 13 assistências. O que significa que esteve na origem de 42 por cento dos golos (quase metade, portanto).

2. Já marcou 26 golos em 40 jogos, o que significa que marca um 0,5 golo por jogo e um golo a cada 151 minutos. Continua a ser, por isso, o médio com mais golos nos campeonatos europeus.

3. É o jogador com mais remates na liga portuguesa: fez até agora 76 remates, em 26 jogos, o que dá uma média de quase três remates por jogo. Dyego Sousa (65 disparos) e Jackson Martínez (59) seguem-se nesta lista.

4. É o jogador com mais golos marcados de fora da área no campeonato, em igualdade com Chiquinho (Moreirense). Ambos fizeram três golos, estando à frente de Jonas, Nani, Nakajima, Galeno ou Bruno Lamas (com dois).

5. É o oitavo jogador do campeonato com mais passes certos, num total de 1059, sendo o terceiro médio com mais passes certos, depois de Pizzi e Herrera. Tem uma percentagem de acerto no passe de 75 por cento.

6. É o segundo jogador do campeonato com mais passes decisivos (ou seja, com mais passes que permitiram à equipa uma progressão no jogo): fez até agora 81 passes decisivos, sendo apenas superado por Rodrigo (Desp. Aves), com 92.

7. É o terceiro jogador do campeonato com mais passes certos no meio campo adversário (745 passes, só atrás de Pizzi e Herrera) e é o segundo jogador com mais passes certos no últimos terço (457 passes, só atrás de Pizzi).

8. Apesar de ser um médio ofensivo, que muitas vezes joga como segundo avançado, já conseguiu 43 desarmes de adversários em 26 jogos, o que o coloca no top 30 de jogadores com mais desarmes (1,6 por jogo).

9. Não é um jogador de drible, é muito mais um médio de passe e remate. No entanto, também nesse aspeto tem melhorado esta época, somando um total de 25 dribles bem conseguidos, que o colocam à porta do top-20 do campeonato.

10. Ganhou 152 disputas de bolas no 26 jogos do campeonato realizados, o que significa que ganha 5,8 disputas de bola por jogo, numa percentagem de 48 por cento do total de duelos disputados.

11. É o quinto jogador na Liga que sofre mais faltas e o jogador dentro dos três grandes com mais faltas sofridas: 66 em 26 jogos, só atrás de Galeno (Rio Ave), Kalindi (Nacional), Davidson e Rochinha (ambos V. Guimarães).

Depois disto tudo, se o leitor ainda conseguir dizer algo verdadeiramente justo e novo através de palavras, força: a caixa de comentários serve para isso.

Eu não consigo.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados