Cerca de 2,8 milhões de chamadas foram resolvidas automaticamente
A linha SNS24 atendeu, só este ano, mais de oito milhões de chamadas, quase metade do total desde a sua criação há cinco anos: 20 milhões. A maioria (cinco milhões) das chamadas atendidas este ano foi no primeiro trimestre de 2022, que coincidiu com o pico de infeções na quinta vaga da pandemia covid-19.
Do total de chamadas feitas este ano para a linha de aconselhamento médico, cerca de 2,8 milhões foram resolvidas automaticamente, apesar dos vários constrangimentos que se agravaram durante a pandemia.
Segundo os dados avançados pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em todo o ano 2021 foram atendidas seis milhões de chamadas.
A Linha de Aconselhamento Psicológico, criada em abril de 2020, recebeu, até agora, mais de 40 mil chamadas e “prestou apoio a mais de 167 mil pessoas” desde que foi criada, lê-se no comunicado enviado às redações.
Os dados foram apresentados este domingo, dia em que se assinala o quinto aniversário do SNS24.