Alemanha
15'
0 - 0
Hungria

Linha SNS 24 vai poder marcar consultas e cirurgias e promover teleconsultas

29 mai, 13:11
Telemóvel (Getty Images)

A ideia é, segundo o plano de emergência de saúde, "aproximar o SNS ao cidadão"

A linha SNS 24 vai passar a ter novas funções. Através desta linha vai ser possível agendar cirurgias e consultas, mas não só. Ao ligar para esta linha, os utentes poderão ter acesso “a teleconsultas médicas a situações agudas de menor complexidade e urgência clínica”. 

O reforço do papel da linha de apoio SNS 24 é uma das medidas do plano de emergência da saúde, apresentado esta quarta-feira, dia 29 de maio. Assim, os profissionais desta linha vão poder reencaminhar os doentes para os centros de atendimento clínico onde se irão tratar os casos que não necessitam de ir às urgências. Será também através da linha que os utentes podem ter acesso a consultas do dia seguinte no centro de saúde. Isto porque haverá um “algoritmo do SNS 24 ao nível da pré-triagem, encaminhamento, referenciação e agendamento” dessas consultas que visam dar resposta a “situações de menor complexidade”.

Atualmente, a Linha SNS 24 faz serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, serviço Informativo Clínico para esclarecer dúvidas apresentadas pelo utente, e Serviço Informativo Não Clínico e Administrativo.

Agora o objetivo é, diz o Ministério da Saúde, promover a "aproximação do SNS ao cidadão através da linha SNS 24, para agendamento de cirurgias e consultas".

Governo

Mais Governo

Patrocinados