PJ apreende cinco milhões de euros ao braço-direito do ex-presidente da Guiné-Bissau

14 dez 2025, 16:31
Sissoco Embaló (Telmo Pinto/NurPhoto via Getty Images)

Mulher de Sissoco Embaló também vinha no jato privado que chegou esta madrugada a Lisboa. Investigação acredita que família pretende pedir asilo político em Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu malas com uma quantia de cerca de cinco milhões de euros e deteve um homem que chegou este domingo da Guiné-Bissau, e que é próximo do presidente recentemente deposto, Sissoco Embaló.

A CNN Portugal sabe que o dinheiro foi apreendido à chegada de um jato privado ao aeroporto de Figo Maduro, sendo que no voo também seguia a mulher de Sissoco Embaló.

Em causa estão suspeitas de branqueamento de capitais, sendo que a investigação acredita que o objetivo era que o braço-direito e a mulher de Sissoco Embaló viessem à frente para Portugal, trazendo já este dinheiro para assegurar o modo de vida da família.

Posteriormente, Sissoco Embaló devia juntar-se à mulher em Lisboa, onde o presidente deposto em novembro poderá pedir asilo político, uma vez que considera não estar seguro no seu país.

Quanto ao dinheiro, foi detetado e apreendido, respondendo o homem que o carregava por contrabando e branqueamento de capitais. Todos os outros passageiros que seguiam no jato privado foram apenas identificados.

A PJ indica que a operação decorreu durante "toda a noite e madrugada", na sequência de uma denúncia anónima. O voo em causa estava classificado como sendo militar e seguia para Beja depois de aterrar em Lisboa, mas já não levantou voo da capital.

"Posteriormente, verificou-se que a natureza do voo e o seu final eram distintos do inicialmente indicado às autoridades aeronáuticas", refere aquela autoridade.
 
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça