Comissão Europeia “determinada a redobrar” ajuda à Turquia e Síria depois de sismo "sem precedentes na história moderna"

Agência Lusa , CF
13 fev 2023, 22:20
Buscas depois do sismo na Turquia e na Síria (Associated Press)

União Europeia impõe sanções a membros e simpatizantes do governo sírio, mas comissário para a Gestão de Crises assegurou que "as sanções não proíbem ajuda humanitária, alimentos, remédios ou instrumentos médicos"

O comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, garantiu esta segunda-feira que a Comissão Europeia “está determinada a redobrar” a ajuda humanitária à Turquia e Síria, perante as consequências dos devastadores sismos.

Janez Lenarcic falava durante a sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), que começou esta segunda-feira em Estrasburgo com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos sismos e que teve um debate para avaliar a resposta da União Europeia (UE) à catástrofe humanitária.

O comissário esloveno alertou que a escala de destruição provocada pelos sismos "não tem precedentes na história moderna" e, por isso, insistiu que a UE "está determinada" a ajudar a população afetada, quer na Turquia, quer na Síria.

Ao longo do debate parlamentar, os eurodeputados insistiram, porém, que anunciar mais financiamento "não basta", sublinhando que deve ser “garantido” que a ajuda humanitária chega à população afetada.

Sobre este tema, alguns eurodeputados apontaram para a necessidade de levantar as sanções que a UE impõe aos membros e simpatizantes do Governo sírio de Bashar al-Assad, bem como a empresas e entidades ligadas ao regime, por considerarem que impede a chegada dessa ajuda.

No entanto, o comissário para a Gestão de Crises assegurou que "as sanções não proíbem ajuda humanitária, alimentos, remédios ou instrumentos médicos".

Lenarcic frisou também que é importante abordar-se o "perigo" da ajuda humanitária não ser dirigida à população afetada pelos sismos e ficar nas mãos do regime de Al-Assad.

"Já o conhecemos. Sabemos dos bombardeamentos de civis, hospitais e escolas. Como ele devastou cidades inteiras com armas químicas", recordou.

E acrescentou: “Sanções não matam sírios, Assad mata-os”.

 

Países europeus têm enviado apoio

 

O comissário europeu para a Gestão de Crises lembrou ainda que no próximo mês decorrerá uma conferência de doadores, organizada pela Comissão Europeia em colaboração com a presidência sueca da UE e as autoridades turcas, para mobilizar financiamento internacional para a reconstrução e reabilitação das regiões afetadas.

Até à data, Bruxelas ativou o mecanismo europeu de proteção civil que mobilizou 38 equipas de busca e salvamento e seis equipas médicas de 21 Estados-membros, incluindo Portugal.

Através deste mecanismo, dez países europeus ofereceram milhares de tendas, cobertores, sacos-cama, colchões, camas, geradores, aquecedores, medicamentos, alimentos, roupas de inverno, máscaras e muito mais, para o povo sírio.

Além disso, conforme explicou o comissário, o mecanismo de reserva de emergência da UE foi ativado para enviar 500 unidades de abrigo, 2.000 tendas e 8.000 camas para a Turquia.

Também enviou 3.500 milhões de euros deste fundo humanitário de emergência para cobrir as necessidades mais urgentes, como dinheiro para habitação e itens não alimentares, água e saneamento, saúde e busca e salvamento.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados