Informado em todas as frentes, sem interrupções?
TORNE-SE PREMIUM

Autoridades turcas detêm 12 pessoas após colapso de milhares de edifícios no sismo

Agência Lusa , AM
11 fev 2023, 15:30
Operações de resgate após o sismo em Kahramanmaras, na Turquia (EPA)

Entre os detidos encontram-se um empresário da província de Gaziantep e que foi detido em Istambul

Uma dezena de pessoas ligadas à indústria de construção foram detidas na Turquia, após o colapso de milhares de edifícios no sul do país no sismo de segunda feira, adianta a Agência France-Presse, citando media locais.

Entre os detidos encontram-se um empresário da província de Gaziantep e 11 pessoas da província de Sanliurfa, segundo a agência turca DHA.

O colapso brutal dos edifícios, que denuncia a sua má construção, reduzindo as hipóteses de sobrevivência dos seus residentes, suscitou a revolta no país. O sismo causou, até ao momento, mais de 25 mil mortos na Turquia e na Síria.

Esperam-se ainda mais detenções, depois do procurador de Diyarbakir, uma das dez províncias afetadas pelo desastre, anunciar hoje que emitiu 29 mandados de prisão, informa a agência oficial Anadolu.

Segundo esta fonte, um dos detidos é um empresário que construiu os edifícios em Gaziantep e foi detido em Istambul.

Várias investigações foram iniciadas pelos procuradores nas províncias atingidas, como Kahramanmaras, onde o distrito de Pazarcik foi o epicentro do sismo.

O Ministério da Justiça turco ordenou aos procuradores das dez províncias que abram "escritórios de investigação de crimes relacionados com terramotos".

Na sexta-feira, a polícia deteve no aeroporto de Istambul um empresário da província de Hatay, cuja luxuosa residência renascentista desabou completamente sobre os seus habitantes.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Europa

Mais Europa