Sismo de 7,3 ativa alerta de tsunami para ilhas no Pacífico

CNN Portugal , PF/AG
11 nov 2022, 11:43
Sismo no Tonga (USGS)

Governo do Tonga aconselha população a procurar abrigo em edifícios de aço ou cimento

Um terramoto de 7,3 na escala de Richter abalou o Oceano Pacífico esta sexta-feira. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o epicentro ocorreu a 207 quilómetros a Leste de Neiafu, no Tonga, e a 10 quilómetros de profundidade.

Logo após o sismo, o Pacific Tsunami Warning Center (PTWC) decidiu emitir um alerta de tsunami para a Samoa Americana, arquipélago a Norte do epicentro do terramoto. O PTWC alertou ainda para a possibilidade de “ondas perigosas” atingirem também as costas do Tonga e da ilha de Niue. Um cenário que o governo do Tonga confirmou horas mais tarde, emitindo um alerta para a evacuação imediata do território que fique em zonas baixas.

"Um forte terramoto ocorreu perto do Tonga e foi sentido em todo o Tonga. Um perigoso tsunami pode ocorrer em minutos", referiu o governo numa nota publicada no website, na qual também aconselha a população a dirigir-se até pontos mais altos da ilha ou para o terceiro piso de edifícios de aço ou cimento.

Quanto às pessoas que possam estar no mar, aconselha o governo a que se desloquem para mar alto, evitando assim o impacto de uma eventual onda.

Segundo o governo do Tonga, o abalo foi sentido a uma profundidade de 10 quilómetros, registando-se a cerca de 200 quilómetros da cidade de Neiafu, na ilha de Vava'u.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados