Site oficial do IPMA direciona para um link que não está a funcionar
As autoridades têm apelado à população para que envie relatos do momento em que um sismo abalou o país durante a madrugada desta segunda-feira, de forma a poderem fazer "um estudo da situação". Só que a plataforma onde se deve enviar esse relato não está a funcionar.
No site oficial do Instituto Português da Atmosfera (IPMA), há um segmento dedicado à recolha de testemunhos com a questão "Sentiu um sismo?", no qual é pedido que responda a um inquérito de modo a ajudar o instituto a "cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos". Só que o link para abrir o respetivo inquérito não está a funcionar, abrindo uma página com a informação "404 Not Found".
Esta manhã, o comandante Jorge Mendes explicou à CNN Portugal a importância do envio destes relatos, "mesmo que sejam muito simples", com a descrição do que sentiram, do que se passou, de modo a ajudar as autoridades responsáveis a coordenar uma estratégia e agir em conformidade num caso de um sismo.
Segundo o comandante, esse relato é feito por escrito, tal qual "um livro de reclamações", que permite às autoridades perceberem a localização da pessoa em questão e perceberem qual "a sensibilidade" da população na respetiva zona, bem como o nível de construção antissísmica, para detetar se é necessário "corrigir alguma coisa" no caso de um novo evento sísmico.