São pedidos testemunhos de sismos "mesmo que não os tenha sentido". Autoridades precisam de estudar o que se passou
Já está a funcionar o link no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que direciona para uma página dedicada à recolha de testemunhos de sismos. O link está disponível AQUI.
Antes, cerca das 10:00 desta segunda-feira, horas depois do sismo que abalou várias zonas do país, o link para o qual as autoridades estavam a pedir o contributo da população, de modo a fazer um "estudo da situação" para coordenar uma estratégia para futuros eventos sísmicos, não estava a funcionar, direcionando para uma página com a informação "404 Not Found".
Pelas 10:30, o problema parece ter sido resolvido, com o respetivo link a direcionar para um questionário macrossísmico no qual o IPMA pede testemunhos de modo a "cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos".
O IPMA refere mesmo que pode responder ao questionário "mesmo que não tenha sentido" o sismo. "Responda, de forma tão completa quanto possível, apenas relativamente à sua própria experiência e não à experiência de outras pessoas", pode ler-se na página, onde se acrescenta que são recolhidos dados pessoais apenas para o efeito de uma "eventual confirmação da informação inserida, não se prestando a qualquer outro fim".