Estes são os vídeos do país a tremer. E foi feito um pedido para a população partilhar imagens e narrar factos

CNN Portugal , ARC
26 ago, 08:46

O sismo de 5,3 foi sentido em grande parte do país

Susto, surpresa e confusão. Portugal acordou na madrugada desta segunda-feira em sobressalto com o sismo de magnitude 5,3 na escala de Ritcher ao largo de Sines, que foi sentido em grande parte do país. De acordo com o IPMA, o fenómeno foi sentido de forma mais forte no litoral do distrito de Setúbal e na zona do rio Tejo em Lisboa até Cascais.

"Desde 1969 que não se sentia um sismo assim, que não tinha esta intensidade", garantiu o comandante Jorge Mendes, na antena da CNN Portugal esta segunda-feira. O comentador da CNN Portugal lembrou que existem "pequenos sismos" que não se sentem durante todo o ano. Muitos portugueses registaram o momento e são já várias as reações nas redes sociais.

Uma câmara no interior de uma habitação captou o momento em Lisboa.

O momento foi também registado durante um livestreaming do youtuber Anthony José Badra de Sousa, mais conhecido como SirKazzio, durante um jogo online. “Está a tremer tudo”, diz. Do outro lado, há quem diga não ter sentido nada.

O CEO da Breathing AI, uma plataforma de inteligência artificial com vista a melhorar a produtividade e a concentração, que está em Lisboa, também reportou o momento. “Mais alguém sentiu um terramoto intenso em Lisboa? Acordei às 5h da manhã a pensar que tinha tido um pesadelo mas o prédio não parava de tremer”, questionou, já fora do local onde está alojado.

A CNN Portugal estava em direto no momento em que se deu o sismo, com o programa CNN Novo Dia. O estúdio tremeu e os focos de luz abanaram, obrigando a entrada de técnicos para verificar a integridade do local e as condições para prosseguir com a emissão.

"É importante que as pessoas relatem o que sentiram, o que se passou, que danos tiveram, mesmo que seja muito simples para que depois se possa fazer uma maquete, um estudo da situação, para que se tivermos um sismo da mesma amplitude sabermos o que poderá provocar", garantiu o comandante Jorge Mendes.

O comentador da CNN Portugal explicou que esta partilha permite as autoridades responsáveis trabalhar e agir em conformidade. Para tal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem um setor dedicado à recolha de testemunhos

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados