Dez funcionários de campo petrolífero mortos no leste da Síria

Agência Lusa , AM
30 dez 2022, 09:34
Síria (AP)

Há ainda dois feridos. Observatório Sírio dos Direitos Humanos avança que se tratou de um ataque "realizado por células afiliadas ao grupo do Estado Islâmico"

Dez trabalhadores de um campo petrolífero no leste da Síria foram mortos e outros dois ficaram feridos num "ataque terrorista" contra os autocarros em que viajavam, informou esta sexta-feira a agência oficial de notícias Sana.

"Dez trabalhadores morreram e outros dois ficaram feridos num ataque terrorista contra três autocarros que transportavam trabalhadores do campo (petrolífero) de Al-Taym para Deir Ezzor", no leste do país, disse a agência Sana sem precisar a natureza ou a origem do ataque.

Para o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), "o ataque foi realizado por células afiliadas ao grupo Estado Islâmico (EI)" perto do campo de petróleo de Deir Ezzor.

"O ataque começou com a detonação de engenhos explosivos durante a passagem dos autocarros, antes de os membros do EI começarem a disparar contra os veículos", disse à agência de notícias AFP o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahmane.

O ataque ocorre após as forças curdas na Síria anunciarem na quinta-feira o lançamento de uma operação contra o EI, em cooperação com a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

As Forças Democráticas da Síria (FDS) declararam estado de emergência na segunda-feira, após um ataque reivindicado pelo EI contra a sua base em Raqqa, que deixou seis mortos entre os militantes curdos.

A organização ‘jihadista’ EI realiza periodicamente ataques contra bases e veículos militares em Badia, a estepe síria que se estende desde as províncias de Homs (centro) até Deir Ezzor, na fronteira com o Iraque, região onde os ‘jihadistas’ se entrincheiraram desde a queda em março de 2019 do seu autoproclamado califado.

A região de Badia é palco de confrontos, por vezes com aviões russos em apoio às forças do Governo do Presidente sírio, Bashar Al-Assad, que visam posições e movimentos do EI.

Os ataques do EI visam tanto o Exército sírio quanto os seus aliados e as forças curdas, há muito apoiadas por Washington na sua luta contra o EI.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados