PJ faz buscas relacionadas com contratos do SIRESP. Participação veio de Van Dunem

Agência Lusa , com Henrique Machado - atualizada às 14:20
20 out 2022, 13:06
Polícia Judiciária

Investigação está a ser conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

A Polícia Judiciária (PJ) está a fazer buscas na Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, quatro empresas e três residências particulares relacionadas com os contratos com a rede de emergência do Estado SIRESP, revelou o Ministério Público.

Segundo a nota divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), a investigação está a ser conduzida pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

As buscas domiciliárias e não domiciliárias decorrem em vários locais e visam “a recolha de prova relacionada com eventuais favorecimentos de indivíduos e/ou entidades particulares, em detrimento do interesse público, através de adjudicação de contratos relacionados com o SIRESP”.

Em causa estarão os crimes de tráfico de influência, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção passiva, corrupção ativa, participação económica em negócio, abuso de poder e prevaricação.

Em resposta escrita à CNN Portugal, fonte do Ministério da Administração Interna diz que o caso surge na sequência da participação de Francisca Van Dunem, à data ministra da Administração Interna, "dirigida ao Ministério Público em março deste ano para serem adotadas as providências adequadas às suspeitas sobre a regularidade formal dos atos preparatórios e contratos relativos ao concurso SIRESP".

Na mesma resposta, é referido que o Ministério da Administração Interna "manifesta a sua satisfação face às diligências processuais da Polícia Judiciária hoje em curso nas instalações da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e da empresa Siresp SA". A mesma fonte destaca que as entidades em questão vão prestar "toda a colaboração que lhes for solicitada por parte das autoridades competentes".

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados