Um polícia ficou ferido
A polícia francesa deteve um homem suspeito de homem suspeito de tentativa de fogo posto contra uma sinagoga na cidade de la Grande-Motte, no sul de França, anunciou o ministro do Interior, Gerald Darmanin, na rede social X.
L’auteur supposé de l’incendie criminel de la synagogue a été interpellé. Merci aux effectifs des forces de l’ordre, et principalement du RAID, qui sont intervenus avec beaucoup de professionnalisme malgré ses coups de feu.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) August 24, 2024
Pelo menos dois carros, um dos quais contendo uma garrafa de gás, foram incendiados este sábado de manhã em frente a uma sinagoga em La Grande-Motte, no sul de França, provocando uma explosão que feriu um polícia local.
A informação foi avançada pela polícia e pelo presidente da câmara local, Stéphan Rossignol, que adiantou à AFP, que o agente ficou ferido quando acorreu ao local do incêndio, mas não deu mais detalhes sobre o seu estado de saúde.
O ministro do Interior francês reagiu, através da rede social X, denunciando um ato “manifestamente criminoso”.
Une tentative d’incendie, manifestement criminelle, a touché la synagogue de la Grande Motte ce matin. Je veux assurer nos concitoyens juifs et la commune de tout mon soutien et dire qu’à la demande du Président de la République @EmmanuelMacron, tous les moyens sont mobilisés…
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) August 24, 2024
Também Presidente da Câmara de Hérault denunciou, no X, "com a maior veemência os factos ocorridos esta manhã na sinagoga de Grande Motte".
"Pedi à polícia e aos agentes que reforçassem a segurança dos interesses judaicos no departamento. Estou a caminho do local", escreveu François-Xavier Lauch.