Descoberta nova espécie de dinossauro na Sibéria

Agência Lusa , AM
17 mai, 06:34
Dinossauro (Royal Society B)

Restos foram encontrados na cidade de Shestakovo, nas margens do rio Kiya

Uma equipa de cientistas russos encontrou vestígios de um novo dinossauro na região siberiana de Kemerovo, revelou esta quinta-feira a vice-ministra da Cultura do país, Elena Páxina.

Trata-se de um Kiyacursor longipes, um noasauridae de patas longas, cujos restos foram encontrados na cidade de Shestakovo, nas margens do rio Kiya.

“É um género e uma espécie nova, os seus parentes mais próximos são do período Jurássico”, realçou Páxina, em conferência de imprensa no âmbito do festival Dinoterra.

A governante acrescentou que os fragmentos do esqueleto do dinossauro foram encontrados no verão passado, mas a descoberta foi tornada pública em maio deste ano, após a sua publicação na revista britânica 'Proceedings of the Royal Society B'.

“Descrevemos a espécie e o género a partir de um fragmento do esqueleto do animal, incluindo as vértebras cervicais, o úmero e elementos da cintura escapular, além de ossos de um membro posterior”, explicou Pavel Skuchas, professor do Departamento de Zoologia da Universidade Estadual de São Petersburgo.

A análise dos restos mortais encontrados numa rocha demonstrou que o esqueleto pertencia a um jovem dinossauro.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados