PJ ajuda a apanhar o maior narcotraficante do Brasil

21 jun 2022, 12:50

"Escobar brasileiro" tinha atividade em Portugal, onde branqueava capitais através de investimentos milionários, nomeadamente em imóveis que foram arrestados por ação da PJ

Sérgio Roberto de Carvalho, ex-major da Polícia Federal, conhecido como o "Escobar brasileiro" e considerado o maior traficante de droga do Brasil, foi preso na Hungria onde as autoridades locais o apanharam com documentos de identidade falsos, apurou a CNN Portugal.

Uma investigação da Polícia Judiciária portuguesa, em articulação com as autoridades brasileiras, foi determinante para o fim do império do barão da droga - que tinha atividade em Portugal, onde branqueava capitais através de investimentos milionários, nomeadamente em imóveis que foram arrestados por ação da PJ.

Mas não só. A Polícia Judiciária e a Polícia Federal acreditam que os 578 quilos de cocaína apreendidos no Brasil a bordo de um jato privado, que tinha como destino o aeródromo de Tires, em Cascais, pertenciam à rede deste antigo major.

O narcotraficante pode estar também por detrás da tentativa de compra da empresa de aviação portuguesa OMNI, através de um esquema com recurso a testas de ferro brasileiros. Esse negócio, investigado há largos meses em Portugal pela PJ, conta com João Loureiro como intermediário enquanto advogado.  

Sérgio Roberto de Carvalho terá vivido escondido em Lisboa durante cerca de dois anos, onde a PJ lhe apreendeu 12 milhões de euros em notas, em novembro passado.

É considerado um dos mais poderosos traficantes da América do Sul. Terá adquirido a empresa de aviação Airjetsul, que também operava a partir de Tires, precisamente para usar os jatos no transporte de droga, e será o cérebro por detrás da compra da OMNI, para transportar droga e branquear dinheiro proveniente do tráfico.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados