Lavrov diz que, tal como Zelensky, Hitler também tinha "sangue judeu". Israel exige pedido de desculpas

2 mai 2022, 09:51
Sergei Lavrov (Reuters)

As declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia provocaram uma resposta furiosa de Israel, que pode desencadear um conflito diplomático entre os dois países

Sergei Lavrov sugeriu, durante uma entrevista, que Adolf Hitler tinha "sangue judeu", tal como o presidente ucraniano. O ministro dos Negócios Estrangeiros russo falava à televisão italiana no domingo, quando reiterou que o objetivo da Rússia para a invasão da Ucrânia é “desnazificar” o país. Mas não só: Lavrov minimizou também o facto de o próprio Volodymyr Zelensky ser judeu.

“Ele [Zelensky] apresenta um argumento: que tipo de nazismo eles podem ter se ele é judeu? Posso estar errado, mas Hitler também tinha sangue judeu. Não significa absolutamente nada. O povo judeu sábio diz que os antissemitas mais fervorosos geralmente são judeus", disse Lavrov.

"Uma declaração imperdoável e ultrajante"

Israel não deixou passar as declarações de Lavrov em branco e convocou esta segunda-feira o embaixador russo em Israel para prestar esclarecimentos. Aliás, o país não só critica o ministro russo por sugerir que Adolf Hitler tinha raízes judaicas, como exige um pedido de desculpas de Moscovo.

“As observações do ministro Lavrov são uma declaração imperdoável e ultrajante, bem como um terrível erro histórico”, respondeu o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Yair Lapid.

“Os judeus não se mataram no Holocausto. O nível mais baixo de racismo contra os judeus é acusar os próprios judeus de antissemitismo”, referiu. 

O primeiro-ministro de Israel reagiu, entretanto, às declarações de Lavrov, considerando-as uma "mentira". Segundo noticia a Reuters, Naftali Bennett afirma ainda que "o uso do Holocausto para fins políticos tem de parar".

As reações estendem-se também à comunidade judaica no país. Dani Dayan, que preside o local de memória do Holocausto Yad Vashem em Israel, afirma que era "completamente infundado" dizer que Hitler era descendente de judeus e criticou a categorização da Rússia de ucranianos como nazis.

“Igualmente grave é chamar os ucranianos em geral, e o presidente Zelensky em particular, de nazis. Isso, entre outras coisas, é uma completa distorção da história e uma séria afronta às vítimas do nazismo”, disse Dayan no Twitter.

Europa

Mais Europa

Patrocinados