Se jogar esta noite, Geovany Quenda é mesmo o mais novo de sempre na Seleção?

8 set, 17:01
Geovany Quenda (FPF)

Factos e argumentos é uma rubrica de fact-checking do Maisfutebol que lhe tira as dúvidas

A resposta é sim, Geovany Quenda será o mais jovem de sempre a representar a Seleção Nacional AA se entrar em campo esta noite, frente à Escócia.

A dúvida nasceu porque em alguns sites, como o Transfermarkt, por exemplo, surge a informação de que José Gralha e João dos Santos, na década 20 do século passado, se estrearam ambos na seleção principal com 16 anos, sendo por isso, alegadamente, os mais novos internacionais de Portugal.

Ora esta informação não está correta: ambos se estrearam com a camisola principal de Portugal já com 22 anos.

José Gralha, que jogou no Benfica e no Casa Pia, nasceu a 22 de agosto de 1899, tendo-se estreado na derrota (1-3) frente à Espanha, a 17 de dezembro de 1921. Quando já tinha, portanto, 22 anos.

Já João dos Santos, que cumpriu toda a carreira no V. Setúbal, nasceu a 11 de fevereiro de 1903 e estreou-se na seleção principal  num empate (1-1) frente à Checoslováquia, realizado a 24 de janeiro de 1926. Tinha 22 anos (estava a poucos dias de cumprir o 23º aniversário).

Ora por isso, o mais jovem a jogar por Portugal continua a ser Paulo Futre, que teve a estreia a 21 de setembro de 1983, na goleada (5-0) sobre a Finlândia. Tinha então 17 anos, 6 meses e 21 dias.

Geovany Quenda nasceu a 30 de abril de 2007, pelo que nesta altura tem 17 anos, 4 meses e 8 dias. A história está, portanto, à espera dele.

Ficha de inscrição de José Gralha no Casa Pia
 Ficha de inscrição de João dos Santos na AF Setúbal

 

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados