«Portugal vai passar e vai ser melhor na próxima fase»

Sérgio Pereira , Enviado-especial à Rússia, em Kratovo
21 jun 2018, 14:21
Fernando Santos

Fernando Santos diz que os jogadores portugueses têm acusado a pressão do Mundial e que na fase a eliminar vai ser diferente

Fernando Santos diz que há um pormenor que está a influenciar a Seleção Nacional nesta primeira fase do Mundial 2018: o nervosismo. Até porque, adianta, aparecer numa competição destas com o título de campeão europeu pesa muito.

«Pode acontecer a ansiedade prejudicar os jogadores. As coisas não acontecem por acaso. Mas se isso está a acontecer nos jogos, eu não o vejo nos treinos», começou por dizer.

«Isto é tudo muito bonito mas ser campeão da Europa tem o seu peso. Eu sei que no dia a dia eles não estão ansiosos, porque falo com ele e conheço os meus jogadores, mas num jogo o subconsciente tem muita influência.»

No entanto há uma coisa que Fernando Santos tem muito clara: na próxima fase, Portugal vai estar melhor. O selecionador falou com os jornalistas esta quinta-feira, durante um encontro informal, e garantiu que na próxima fase a pressão é menor.

«Portugal vai passar esta fase e vai ser melhor quando entrar a próxima fase», sublinhou.

«Porquê? Tem a ver com a pressão que temos em ter de nos apurarmos. Uma fase por pontos numa competição tão curta traz muita pressão. Nesta fase tudo conta: os amarelos, os golos, os pontos, os resultados. Na próxima fase só conta ganhar ou perder. A pressão na próxima fase existe, mas é diferente, porque agora qualquer ponto pode ser fatal.»

Questionado sobre se as coisas não acontecem ao contrário, porque num jogo a eliminar é matar ou morrer, e qualquer erro pode ser fatal, o selecionador nacional garantiu que não.

«Pelo contrário. Pelo contrário. A pressão na primeira fase é maior», respondeu.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Mais Lidas

Patrocinados