Mundial: Bola de Ouro de Ronaldo pode ser mau presságio

21 mai 2014, 12:25
Cristiano Ronaldo nos Prémios Bola de Ouro 2013 (EPA)

Melhores jogadores do ano nunca conseguiram ser campeões no Mundial que se seguiu à entrega do galardão.

Por: David Marques, aluno da pós-gradução em Jornalismo do ISCTE

Cristiano Ronaldo chegará ao Mundial do Brasil com a Bola de Ouro mas esse pode ser um mau presságio. Os melhores jogadores do ano nunca conseguiram ser campeões no Mundial que se seguiu à entrega do galardão individual. 

Tudo começou em 1957 com Alfredo di Stefano. O hispano-argentino venceu o troféu atribuído pela revista France Football (entre 1956 e 2009) mas falhou a presença no Mundial do ano seguinte. A Espanha ficou de fora e o Brasil venceu a prova, surgindo nessa seleção um jovem de 17 anos chamado Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé.

Na lista destaca-se ainda Eusébio que, com nove golos, levou Portugal ao terceiro lugar no Mundial de 1966 – a melhor presença da equipa das quinas na prova.


Seguiram-se nomes como Johan Cruyff, Karl-Heinz Rummenigge, Michel Platini, Marco van Basten, Ronaldo, Luís Figo (melhor do ano para a FIFA), Ronaldinho e Lionel Messi. Nenhum deles conseguiu puxar dos galões para comandar as respectivas selecções ao título supremo do desporto-rei. 

Como atenuante poderá servir o facto de a Bola de Ouro original, da France Football, ser destinada apenas a jogadores a atuar na Europa, facto que explica a ausência de Pelé, vencedor dos Mundiais de 1958, 1962 e 1970.

A malapata dos melhores do ano em Campeonatos do Mundo poderia ter sido quebrada a partir de 1991, quando a FIFA introduziu o galardão de melhor jogador (em 2010, a Bola de Ouro e o prémio da FIFA fundiram-se num só, dando origem ao FIFA Ballon d'Or).

Em 1994, Roberto Baggio era o detentor dos troféus atribuídos pela France Football e pela FIFA. O que aconteceu? Falhou o penálti decisivo na final, no desempate através da marcação de castigos máximos, e entregou o tetracampeonato ao Brasil. 

 
Baggio tornou-se o quarto melhor futebolista do ano a perder em finais de campeonatos do mundo, depois de Gianni Rivera (1970 pela Itália), Cruyff (1974 pela Holanda) e Karl-Heinz Rummenigge (1982 pela Alemanha Ocidental). Ronaldo, o «Fenómeno», juntar-se-ia ao clube em 1998, depois de cair ao pés da França (3-0).

Em caso de vitória no mundial, Cristiano Ronaldo tornar-se-á no primeiro jogador da história a vencer o Mundial logo após ser galardoado com o prémio de melhor jogador do ano.

Bolas de Ouro em anos de Mundial

1958: Alfredi di Stefano (representava a Espanha)
Vencedor do Mundial: Brasil

1962: Omar Sívori (representava a Itália)
Vencedor: Brasil

1966: Eusébio (Portugal)
Vencedor: Inglaterra

1970: Gianni Rivera (Itália)
Vencedor: Brasil

1974: Johan Cruyff (Holanda)
Vencedor: Alemanha Ocidental

1978: Allan Simonsen (Dinamarca)
Vencedor: Argentina

1982: Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha)
Vencedor: Itália

1986: Michel Platini (França)
Vencedor: Argentina

1990: Marco van Basten (Holanda)
Vencedor: Alemanha

1994: Roberto Baggio (Itália) com Ballon d'Or e Prémio FIFA
Vencedor: Brasil

1998: Ronaldo (Brasil) com Ballon d'Or e Prémio FIFA
Vencedor: França

2002 Owen (Inglaterra) com Ballon d’Or, Figo (Portugal) com Prémio FIFA
Vencedor: Brasil

2006: Ronaldinho (Brasil) com Ballon d'Or e Prémio FIFA
Vencedor: Itália

2010: Lionel Messi (Argentina) com FIFA Ballon d'Or
Vencedor: Espanha

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados