Decisão da UEFA só hoje

2 ago 2000, 18:54

Castigos de Paulo Bento, Nuno Gomes e Abel Xavier O árbitro e o árbitro auxiliar do Portugal-França já foram ouvidos pelo júri de apelo da UEFA. Na presença dos jogadores, que intervieram no debate. Amanhã de manhã é a vez do quarto árbitro, Hugh Dallas, e das alegações finais dos representantes dos atletas. O advogado da FPF, Paulo Relógio, está confiante, enquanto Paulo Bento reserva comentários para depois da decisão.

Tudo adiado. A reunião que a UEFA promoveu esta tarde na sua sede, em Nyon, para apreciar os recursos aos castigos de Paulo Bento, Nuno Gomes e Abel Xavier não foi conclusiva e só amanhã (quinta-feira) haverá decisões sobre a matéria. 

Paulo Relógio, responsável jurídico da Federação Portuguesa de Futebol que acompanha o processo, explicou ao Maisfutebol que hoje foram ouvidos pelo júri de apelo da UEFA o árbitro do Portugal-França, o austríaco Gunter Benko, o árbitro auxiliar eslovaco que assinalou a grande-penalidade que colocou Portugal fora do Euro e ainda o delegado ao jogo e um responsável da organização do torneio. 

Os três jogadores presenciaram o debate e intervieram quando solicitados para qualquer esclarecimento, mas não foram ouvidos na qualidade de testemunhas. 

Amanhã de manhã prosseguem as audições, sendo a vez de o quarto árbitro da partida, o escocês Hugh Dallas, prestar depoimento. 

Dallas não pôde estar presente hoje e essa é mais uma razão para o atraso no processo. 

Ao depoimento do escocês seguem-se as alegações finais e a decisão sobre a manutenção ou redução das penas aplicadas. 

Paulo Relógio, pela Federação, será o primeiro a intervir na fase das alegações, estando ainda por definir qual a ordem de entrada em cena dos restantes advogados. 

Impossível de prever é a hora a que tudo estará decidido. Seja como for, os portugueses têm voo de regresso a Lisboa marcado para o final da tarde. 

Recorde-se que os jogadores foram punidos na sequência de protestos no final do Portugal-França que marcou a eliminação da selecção lusa nas meias-finais do recente Campeonato da Europa. 

Paulo Bento foi castigado com seis meses de suspensão, Nuno Gomes com oito e Abel Xavier com nove. Durante este período, os futebolistas não podem participar em qualquer prova da UEFA, incluindo as competições de clubes. 

«Confiantes» 

Paulo Relógio não se atreve a prever qual será o resultado dos recursos apresentados. O jurista federativo não esconde, contudo, alguma confiança para amanhã: «Estamos confiantes. Não viemos aqui dizer que o branco é preto, mas tentar demonstrar que há atenuantes para determinadas atitudes e que os castigos foram demasiado duros tendo em atenção o que se passou. Não é justo, nomeadamente, que os clubes sejam prejudicados por algo que sucedeu enquanto os jogadores se encontravam ao serviço da Selecção.» 

Paulo Bento, contactado pelo Maisfutebol, não quis entrar em pormenores sobre a reunião de hoje. O jogador do Sporting limitou-se a sublinhar que os portugueses ouviram mais do que falaram e terão que voltar a apresentar-se amanhã de manhã na sede da UEFA. Comentários só depois da decisão a tomar pelo júri de apelo.

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados