Fernando Santos e o curso de engenharia: «Ajudou-me no futebol»

12 out 2016, 22:36
Fernando Santos (Reuters)

Seleção nacional não exerce, mas a licenciatura tem-mo ajudado

Fernando Santos licenciou-se em engenheira, mas não exerce. Ainda assim, diz que o que aprendeu na licenciatura o ajudou enquanto jogador e agora como treinador de futebol. O selecionador nacional falou, esta quarta-feira, na sessão solene de abertura do ano letivo na universidade que o formou e, com boa disposição, recordou os seus tempos de estudante.

«O curso que tirei o ISEL trouxe-me muita coisa em termos de liderança. Por ter vivido essa fase da minha vida, de reuniões gerais com 2.000 e 3.000 alunos, que suscitavam exercícios de liderança, ajudou-me muito, mais tarde, na minha área de atividade como engenheiro e mais tarde passou a ser fundamental para o futebol, quer como jogador quer como treinador.»

Na mesma ocasião, e depois de receber a condecoração de mérito pelas mãos do presidente da instituição, Jorge Sousa, Fernando Santos disse também que recusou vários convites para ser homenageado após a conquista do Euro 2016, mas que a este não podia dizer que não.

«Entrei aqui um ano e meio antes do 25 de abril, vivi muitas coisas boas, formei-me como homem, tive um primeiro contato com uma realidade que não conhecia. O ante-25 de abril e o pós-25 abril», disse, admitindo que «era bom aluno», mas que nos últimos anos se deixou ir abaixo porque o futebol o puxou e «era muito difícil conciliar».

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados