Mundial 2022: os possíveis adversários de Portugal no play-off

16 nov 2021, 21:45
Reação de Bruno Fernandes, João Félix e Cristiano Ronaldo após o Portugal-Sérvia (LUSA)

Seleção comandada por Fernando Santos vai ser cabeça-de-série para as meias-finais, por ser um dos seis melhores segundos classificados.

Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Checa são os possíveis adversários de Portugal nas meias-finais do play-off de apuramento para o Mundial 2022.

Esta noite, Turquia e Ucrânia garantiram o segundo lugar nos respetivos grupos e fecharam a lista de doze equipas que vão à repescagem.

Portugal vai estar no play-off de acesso ao Mundial 2022 e já sabe que vai ser um dos seis cabeças-de-série para o sorteio das meias-finais, fase jogada a uma só mão e na qual será anfitrião, por ser um dos seis melhores segundos classificados na fase de grupos da qualificação europeia.

A seleção comandada por Fernando Santos somou 17 pontos em oito jornadas e vai estar no pote 1 para o sorteio de 26 de novembro.

Para o sorteio do play-off, o pote 1 vai ser, como já se explicou, composto pelos seis melhores segundos classificados dos grupos da qualificação. Já o pote 2 vai ter alocados os quatro piores segundos, mais os dois melhores vencedores de grupos da Liga das Nações de 2020/2021 (por ordem de Liga, da A à D) que não tenham ficado em nenhum dos dois primeiros lugares nos grupos.

Confira os cabeças de série do play-off:

Pote 1 (cabeças de série): PORTUGAL (17 pontos), Escócia (17 pontos), Itália (16 pontos), Rússia (16 pontos), Suécia (15) e País de Gales (15). 
Pote 2: Turquia (15), Polónia (14), Macedónia do Norte (12 pontos), Ucrânia (12), Áustria (via LN) e Rep. Checa (via LN)

Recordando o formato

O sorteio do play-off de qualificação europeia para o Mundial 2022, que vai ter um total de 12 seleções, vai definir três caminhos, cada um com quatro seleções, que vão jogar meias-finais a uma só mão (24 e 25 de março de 2022). Os vencedores das meias-finais encontram-se na final de cada caminho, também disputada a um só jogo (28 e 29 de março de 2022) e os vencedores destas três finais apuram-se para o Mundial 2022. Ficam pelo caminho os seis derrotados nas meias-finais, mais os três derrotados nas finais de cada caminho. Na final, ao contrário da meia-final, a seleção anfitriã é definida por sorteio.

Exemplificando com o que possa ser o caso da seleção nacional: se Portugal passar a meia-final, encontrará, na final, o vencedor da outra meia-final do seu caminho.

[artigo atualizado]

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados