Sub-21: Portugal com grupo acessível na corrida ao Euro 2023

28 jan 2021, 13:00
Rui Jorge (FPF)

Apuram-se diretamente os nove primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado

Portugal ficou integrado no grupo D de qualificação para o Europeu de sub-21 de 2023, no qual vai jogar com Grécia, Islândia, Bielorrússia, Chipre e Liechtenstein, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, em Nyon (Suíça).

Os jogos dos grupos de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final se vai realizar em 2023, na Geórgia e na Roménia (países automaticamente qualificados), decorrerá entre março de 2021 e junho de 2022.

Os vencedores dos nove agrupamentos e o melhor segundo classificado (excluindo os resultados com as seleções que ficarem no sexto lugar) apuram-se para a fase final, enquanto os restantes oito segundos posicionados disputarão o play-off para determinar os quatro últimos finalistas, em setembro de 2022.

A seleção portuguesa de sub-21, que tem como melhor resultado no Europeu a obtenção de dois segundos lugares (1994 e 2015), detinha estatuto de cabeça de série no sorteio realizado na sede da UEFA, o que lhe permitiu evitar os adversários mais bem colocados no ranking do escalão.

A Grécia, também com dois segundos lugares, em quatro participações, possui o historial mais rico na prova, mas as duas medalhas de prata foram conquistadas já no século passado, em 1988 e 1998, e os helénicos falharam o apuramento para as últimas dez edições.

A Bielorrússia foi terceira classificada em 2011, na terceira e última presença na competição, enquanto a Islândia não foi além da fase de grupos na única participação, também em 2011, embora seja a única seleção apurada para o Euro 2021. Chipre e Liechtenstein nunca atingiram a fase final.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados