Segurança Social: Governo admite mudar sistema de pensões (mas não já)

30 jan, 20:02

Ministro das Finanças defende consenso sobre o tema e atira para a próxima legislatura uma mudança de fundo

O Governo quer mudar o sistema de pensões atual, mas não será para já que essa mudança se efetiva.

O ministro das Finanças garantiu, em declarações à CNN Portugal, que até ao final da legislatura o PSD vai apresentar propostas para mexidas na Segurança Social, sendo o sistema pretendido só irá ser colocado em prática após novas eleições legislativas.

Feitas as contas, a mudança que o Governo pretende, a acontecer, nunca será antes de 2028, caso a legislatura se complete.

Assim, Joaquim Miranda Sarmento afasta quaisquer mudanças estruturais na Segurança Social nos próximos três anos, num cenário que muda de figura depois disso, nomeadamente se o PSD conseguir voltar a vencer as legislativas.

Para já há um estudo a ser feito, havendo um horizonte temporal que se fecha precisamente em 2028, nas próximas eleições.

As declarações do ministro das Finanças surgem depois de um relatório do Tribunal de Contas que coloca em causa a sustentabilidade da Segurança Social.

Por isso mesmo o Governo decidiu criar um grupo de trabalho para analisar o tema. Questionado diretamente sobre um eventual impacto nas reformas, Joaquim Miranda Sarmento descartou alterações de fundo no sistema de pensões.

“Nesta legislatura não vamos fazer nenhuma alteração estrutural da Segurança Social”, reiterou, admitindo que a próxima eleitoral terá, no programa do PSD, medidas específicas, que o ministro não quis revelar.

O tal estudo, que vai influenciar essas mesmas medidas, conta com a Academia, esperando o Governo conseguir encontrar um consenso com a oposição, pelo menos com o PS, já que se discutem medidas com impacto para várias décadas.

Esta revelação foi feita no programa "Mistério das Finanças", que estreia este fim de semana na CNN Portugal, em parceria com o ECO.

Economia

Mais Economia