opinião
Comentador CNN

Que Se Lixem As Eleições | Sabe o que é um ODNI? É uma invenção do Governo

26 ago, 09:00
Segurança Social
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

O Executivo lançou um ODNI e fingiu que não era nada consigo. É. O estudo sobre pensões coordenado por Jorge Bravo, agora em versão mansa, prepara uma revolução em pantufas

Sabe o que é um ODNI? Pouca gente sabia até à semana passada. É um Objeto de Debate Não Identificado. Coisa moderna, inventada pelo Governo de Luís Montenegro que, como sabemos, gosta de “modernizar”, “reformar” e, em geral, de “fazer”. Deixem o Luís trabalhar, mesmo que o “trabalho” seja um ODNI.

O objeto em causa tem nome, não é por aí que é Não Identificado. Chama-se “Reformar as Pensões em Portugal: Por um Sistema Sustentável, Adequado e Justo — um Contrato entre Gerações”. Tem autores, o Grupo de Trabalho para a Reforma da Segurança Social, liderado pelo economista Jorge Bravo, professor da Universidade Nova de Lisboa e colecionador de títulos diversos que faz questão de discriminar na assinatura dos seus emails. Não parece uma assinatura, parece um CV. 

O grupo e o seu líder apresentam-se como técnicos, e o relatório também: “relatório técnico independente”. Desconfia-se que algo não bate certo quando, logo no título da coisa, que é suposto ser técnica, encontramos conceitos tão vagos, e tão pouco técnicos, como “adequado” e “justo”. Chamem-me picuinhas…

Este ODNI não tem nada de alienígena, apesar de ter entrado na agenda política nacional como se caísse do céu aos trambolhões. Porém, a súbita entrada deste meteorito na nossa atmosfera política não se explica pela astronomia, mas pela ciência política. O vocábulo meteorito é aqui usado tanto com liberdade poética como com intuitos metafóricos pois, após irromper com grande brilho e intensidade, o “relatório” espatifou-se sem deixar rasto. Há apenas uma cratera, onde o Governo tenta enterrar o relatório. Não era suposto ser assim…

Ministra escaldada de reforma tem medo

O Executivo, que em janeiro de 2025 instituiu o grupo de trabalho e lhe definiu a missão, tratou agora de se demarcar dele com todas as forças. Fingiu que não era nada consigo e nem a ministra da Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, “mãe” do projeto, se dignou ir à sua apresentação.

Uma desilusão porque, quando assinou o despacho que lançou a coisa, a ministra Maria do Rosário apresentou-a com objetivos nobres e solenes (“aprofundar a análise da sustentabilidade a longo prazo, da adequação e da equidade dos sistemas públicos e complementares de Segurança Social, e propor linhas de ação estratégicas e medidas concretas e exequíveis, alinhadas com as melhores práticas nacionais e europeias…”). 

Parecia reforma estrutural, cheirava a reforma, era de certeza reforma estrutural. Afinal, não. Ministra escaldada de reforma estrutural tem medo. Bem bastou o ano que Maria do Rosário perdeu a batalhar por uma reforma da lei laboral que morreu na praia. Agora, que já não correm os bons ares de início de mandato, nem pensar em meter-se noutra alhada parecida.

"A procura do conhecimento permanente"

A ministra não quis saber, o primeiro-ministro também não. O relatório tinha tudo para abrir um processo reformista mas, em vez disso, fechou-o à chave. Fonte do Ministério do Trabalho e Segurança Social explicou que “nem propostas e debates parlamentares recentes, nem a apresentação deste estudo, têm como efeito abrir um processo que, para o Governo, está fechado”.

A pergunta é óbvia: para quê nomear gente (mais de uma dezena de pessoas, quase todos quadros e assessores de gabinetes governamentais que tinham de certeza serviços mais úteis a prestar ao país) para produzir um nado-morto? 

A ministra mandou dizer que se tratava apenas de “mais um contributo para o debate público nacional.” O ministro da Presidência conseguiu, como é seu timbre, ir mais longe. Não só garantiu que “o dossiê está fechado” e não haverá qualquer reforma da Segurança Social e do sistema de pensões nesta legislatura, como jurou que “as pensões do presente e do futuro estão protegidas”. Admitindo que as pensões do passado também não estão em risco, pois já foram pagas, temos um mistério: então não era preciso um sistema “sustentável, adequado e justo”? Não era necessário “aprofundar a análise da sustentabilidade a longo prazo” das pensões e alinhar pelas “melhores práticas europeias”? Se não era, porquê a encomenda? E porquê a estas pessoas? Temos, portanto, um Objeto de Debate Não Identificado — porque serve para debater, mas cujos fins últimos ficam por explicar.

Fica o contributo para o debate, ou, como diria noutros tempos Miguel Relvas, a “procura do conhecimento permanente”. É bonito.

Rosa enjeitada

Podíamos ficar por aqui, mas há mais. Conhece aquele fado da “Rosa Enjeitada”? “Rosa enjeitada / Sem mãe, sem pão, sem ter nada…” 

Parece o triste fado deste estudo – no caso, sem mãe, sem pai, sem nada. Rosário Palma Ramalho, a mãe espiritual, renegou-o. Jorge Bravo, o pai de facto, dificilmente reconhecerá a cria. O Jorge Bravo dos tempos de Passos Coelho, que defendia com bravura a mudança dos sistema de pensões, com vista à sua progressiva privatização, dificilmente se reconheceria nesta versão aguada que agora apresenta, em que não pode assumir a alma liberal de quem tem como objetivo fazer das pensões um negócio, porque é mesmo esse o seu negócio enquanto consultor de seguradoras. Talvez o Governo o tenha instruído a moderar os ímpetos; talvez isso explique que, desta vez, tenha sido mais manso e menos bravo.

Ou talvez a encomenda governamental fosse mais singela: inculcar a dúvida. Assustar. Alimentar o medo. Há mais de uma década que o professor Jorge, então mais Bravo, se afadiga nesse propósito. Anuncia défices, prevê buracos e antecipa calamidades várias no sistema público de pensões.

O desastre anunciado implicava que o Fundo de Estabilização da Segurança Social, criado para acudir aos défices do sistema (devido ao envelhecimento da população), já tivesse entrado em ação há dez anos. Não foi preciso. O Fundo de Estabilização cumpre a função de criar uma almofada, que atualmente tem 42 mil milhões de euros, que talvez venham a ser úteis. Mas não para já. O défice não se confirmou e, pelo contrário, entre os descontos de quem trabalha e as pensões de quem está reformado, o exercício do ano passado deu um excedente de 5,5 mil milhões de euros.

Acabar com a sustentabilidade

Porquê? Porque o sistema que Jorge Bravo quer desacreditar tem os mecanismos que permitem o ajustamento à realidade. Não fica paralisado. O essencial do ajustamento constante faz-se pelo fator de sustentabilidade, que ajusta a idade da reforma à esperança média de vida. Mas há outros, nomeadamente a diversificação das fontes de financiamento. Curiosamente, uma das propostas de Jorge Bravo é acabar com o fator de sustentabilidade, que tem garantido reformas com taxas de substituição bastante acima da média europeia (Portugal é dos países da OCDE onde a diferença entre o último salário e a primeira pensão é mais baixa).

Mas Jorge Bravo não desarma na luta para demonstrar que a Segurança Social há de falir e, por isso, as pensões dos portugueses não estão garantidas. Para isso usou um expediente que Bagão Félix, antigo ministro da Segurança Social da AD e insuspeito de simpatias esquerdistas, considerou “inadequado, incorrecto e ilusório”.

O grupo de trabalho juntou as contas do regime geral da Segurança Social às da Caixa Geral de Aposentações (CGA). A CGA era o sistema de pensões dos funcionários públicos, mas “fechou” em 2006: quem estava, ficou; novos trabalhadores do Estado passaram a integrar o regime geral.

Problema: como as pessoas envelhecem e reformam-se, e não entra sangue novo na CGA, há cada vez mais pensionistas a receber da CGA e cada vez menos trabalhadores a descontar. Segundo problema: durante anos, governos de todas as cores não pagaram o que deviam à CGA. Os funcionários do Estado faziam os seus descontos, mas o Estado-patrão não – acumulou-se uma dívida do Estado ao sistema de previdência dos seus próprios trabalhadores, o que foi sendo compensado com transferências do Orçamento do Estado. 

Confundir o buraco com o sistema

O “buraco” da CGA, que é bem real, resulta desta irresponsabilidade que se prolongou anos a fio, e resulta de estarmos em fase de progressiva extinção da CGA. Haverá um momento em que só terá pensionistas a receber, e nenhum trabalhador a descontar. O Orçamento do Estado terá, obviamente, de pagar a conta. Mas esse não é um défice do sistema de pensões – é uma dívida que o Estado tem para com os funcionários cujos descontos o Estado não assegurou, e é o preço de uma reforma estrutural justa, que deixou todos os trabalhadores, do público e do privado, no mesmo regime.

Somando o exercício do regime geral ao défice da CGA, o grupo de trabalho prevê défices colossais e, claro, nada menos do que a falência do sistema: a ideia é que as pensões pagas terão grandes cortes futuro e muitos não terão sequer pensão. Nenhum estudo dos organismos que se dedicam a estes cenários, da Comissão Europeia à OCDE, confirma este catastrofismo. O Tribunal de Contas, num exercício semelhante, chegou a valores muito mais modestos. Mas a obstinação e a ideologia podem muito.

A grande batota do exercício do grupo de trabalho é transformar um problema transitório da CGA num problema estrutural do regime geral. Uma das medidas sugeridas pelo relatório, por incrível que pareça, é acabar com o fator de sustentabilidade – o que irá instituir, aí sim, a insustentabilidade do sistema (e isto não é um jogo de palavras). 

E, já agora, há uma batota adicional quando o líder do grupo de trabalho desvaloriza um detalhe que surge no próprio relatório: mesmo que se retirássemos os descontos dos funcionários públicos que a partir de 2006 passaram a descontar para o regime geral da segurança social, este continua com excedentes. Foi o que aconteceu nos últimos anos. Mas isto não convém destacar.

Política escondida com rabo de fora

O importante, neste trabalho “técnico independente”, foi adjetivar como “incorreta, incompleta e ilusória” a situação financeira favorável da Segurança Social. O problema da adjetivação é que não é linguagem técnica nem independente. Quem escreve opinião pode adjetivar à vontade, pois a opinião envolve subjetividade; quem faz estudos técnicos deve abster-se disso. Os adjetivos de Jorge Bravo são exatamente o que parecem: política escondida com rabo de fora.

Apesar do enorme esforço para descafeinar os objetivos de um trabalho feito à medida e por encomenda, o mal está lá: semear o medo e a desconfiança. Cito de novo Bagão Félix: “Catastrofismo é das coisas piores para a Segurança Social”. Lamento dizê-lo desta forma, mas quem alimenta este catastrofismo não quer salvar a Segurança Social.

A mensagem subliminar do relatório que é só “para estimular o debate” é clara: à cautela, o melhor é ter uma pensão privada, para precaver o desastre do sistema público – é para isto que o economista-relator trabalha. Por isso propõe, no relatório, que todos os trabalhadores passem a ter necessariamente um plano de pensão privado, em complementaridade com o público, no qual são inscritos automaticamente, e só saem se tomarem essa iniciativa. Ter um plano privado (e pagá-lo) não é opção; a opção é sair dele.

Talvez o curioso caso do estudo sem pai nem mãe nem nada tenha, afinal, alguma coisa. O catastrofismo instila o medo. E o medo, como sabemos, tem muita força. Pode, por exemplo, tornar mais fácil uma reforma radical da Segurança Social numa próxima legislatura, com base na narrativa de que isto está tudo condenado.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Colunistas

Mais Colunistas