II Guerra Mundial. Alemanha responde à Polónia: "A questão das reparações já foi concluída"

1 set, 16:54
Berlim está deserta devido às medidas para combater o novo Coronavírus

Polacos querem receber um total de 1,3 biliões de euros como compensação pelos danos

A Alemanha já reagiu ao pedido de indemnização da Polónia de 6.2 biliões de zlotis - equivalente a 1,3 biliões de euros - pela ocupação nazi durante a II Guerra Mundial. "A questão das reparações já foi concluída", foi a posição tomada pelo porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão.

"A posição do governo alemão não foi alterada, a questão das reparações já foi concluída", disse o porta-voz, citado pela agência Reuters.

O líder do partido conservador nacionalista polaco Lei e Justiça (PiS, no poder), Jaroslaw Kaczynski, anunciou esta quinta-feira a reivindicação no lançamento de um relatório há muito esperado sobre o custo para o país dos anos de ocupação alemã nazi, quando se recordam os 83 anos desde o início da Segunda Guerra Mundial.

“Não apenas preparámos o relatório, mas também tomámos a decisão sobre os próximos passos. Vamos pedir à Alemanha para abrir negociações sobre as indemnizações”, disse Kaczynski durante a apresentação do relatório, admitindo que será “um longo e difícil caminho”, mas acreditando no seu sucesso.

A mesma fonte lembra que "a Polónia renunciou novas reparações há muito tempo atrás, em 1953, e por diversas vezes confirmou essa renúncia" e que este foi um dos pilares básicos fundamentais para a atual ordem europeia. "A Alemanha mantém as suas responsabilidades políticas e morais pela Segunda Guerra Mundial”, culminou.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados