Estrangeiro procurado em Itália há oito anos apanhado no aeroporto de Lisboa

Agência Lusa , AG
22 jan 2023, 14:17
Controlo nas fronteiras terrestres (Lusa/Nuno Veiga)

Homem foi parado depois de apresentar um documento que apresentou suspeitas de fraude

Um cidadão estrangeiro de 43 anos procurado em Itália há mais de oito anos por tráfico de droga foi detido no sábado no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, adiantou este domingo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em comunicado.

“O SEF deteve, ontem, no Aeroporto Humberto Delgado, um cidadão estrangeiro, de 43 anos, sob o qual pendia um mandado de captura e detenção europeu emitido por Itália pela prática de crimes relacionados com tráfico de estupefacientes. O passageiro, procurado pelas autoridades italianas há mais de oito anos, foi detetado no decurso de um controlo documental realizado junto à porta de desembarque, fazendo uso de uma “carta de identitá italiana” que levantou suspeitas de fraude”, adiantou o SEF.

De acordo com o comunicado, “uma análise pormenorizada” por peritos do SEF permitiu concluir que o documento de identificação “era contrafeito”, mas “apesar disso, o cidadão continuou a declarar ser a pessoa cuja identidade se encontrava no documento fraudulento apresentado”.,

Segundo o SEF, a investigação que se seguiu revelou a verdadeira identidade do detido, assim como a existência de um “mandado de captura e detenção para efeitos de extradição” que pendia sobre o suspeito.

“A comunicação com as autoridades italianas foi facilitada pelo facto de se encontrar a trabalhar com o SEF, no Aeroporto de Lisboa, um perito italiano da Frontex [Agência da União Europeia para controlo de fronteiras] que, de imediato, estabeleceu contactos com os seus serviços em Itália”, adianta ainda o comunicado.

O suspeito vai ser presente na segunda-feira ao Tribunal da Relação de Lisboa para primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados