Novo secretário de Estado fez adiantamento duvidoso de 300 mil euros quando era autarca

CNN Portugal , BCE
26 out 2022, 08:04
Miguel Alves (D.R.)

REVISTA DE IMPRENSA - Miguel Alves obrigou a Câmara a pagar um adiantamento para a construção de um pavilhão multiusos que ainda não se sabe se, e onde, vai ser construído

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves, que assumiu funções no mês passado, assinou em outubro de 2020, altura em que presidia à Câmara de Caminha, um contrato-promessa de arrendamento que obrigou o município a pagar um adiantamento de 300 mil euros para a construção de um pavilhão multiusos.

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do jornal Público, que revela que o pagamento, feito em março de 2021, corresponde à renda de que a autarquia seria eventualmente devedora daqui a mais de 25 anos pelo futuro arrendamento de um pavilhão multiusos orçado em cerca de oito milhões de euros. Contudo, ainda não se sabe se, e onde, vai ser construído.

Na proposta de aprovação do contrato, Miguel Alves escreveu que os acionistas da empresa que se propôs construir o pavilhão "têm experiência na concepção, construção e exploração de equipamentos semelhantes” e "têm, comprovadamente, parcerias estratégicas celebradas com instituições financeiras de referência, cujo principal accionista é, de forma directa e indirecta, o Estado português”.

Porém, de acordo com o Público, os acionistas da Green Endogenous SA — a empresa criada em Fevereiro de 2020 à qual a câmara adiantou os 300 mil euros e prometeu arrendar o centro durante 25 anos, à razão de 25 mil euros por mês — nem sequer são conhecidos publicamente.

De acordo com o jornal, Miguel Alves não respondeu a nenhuma das perguntas que lhe foram colocadas sobre a experiência desses acionistas e as suas “parcerias estratégicas", remetendo as questões para a Câmara Municipal de Caminha. 

Questionado pelo Público, Rui Lages, o autarca do PS que no mês passado sucedeu a Miguel Alves, disse nada saber e devolveu o assunto ao seu antecessor.


 

Governo

Mais Governo

Mais Lidas

Patrocinados