A CNN Portugal apurou, igualmente, que nestes computadores haveria documentos importantes e confidenciais, nomeadamente no de Teresa Costa, secretária-geral adjunta
A secretaria-geral da Administração Interna foi assaltada na madrugada de quarta-feira, por volta das 5:00, confirmou a CNN Portugal.
Fonte da PSP disse à CNN Portugal que a polícia chegou ao local às 09:52, depois do alerta de uma agente, que se apercebeu que havia gabinetes remexidos.
Os suspeitos roubaram oito computadores, sendo que um dos equipamentos pertencia ao chefe de informática e outro à secretária-geral adjunta.
A CNN Portugal apurou, igualmente, que nestes computadores haveria documentos importantes e confidenciais, nomeadamente no de Teresa Costa (SGA).
Os assaltantes aproveitaram os andaimes de umas obras a decorrer nas imediações, partiram uma janela e entraram no edifício pelo sexto andar.
Não havia sistema de alarme no prédio e as câmaras de videovigilância não estariam a funcionar.
O gabinete da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, confirmou, entretanto, a "intrusão no edifício", que só foi "possível através do escalamento de um prédio contíguo, que se encontra a ser intervencionado. A hora a que os factos terão ocorrido e a cobertura dos andaimes terão facilitado a sua utilização para este fim indevido", explica em comunicado enviado às redações.
Relativamente aos computadores roubados, o gabinete da ministra esclareceu que "alguns deles ainda não
tinham tido uso já que são de reserva/substituição".
A tutela não avançou mais explicações, de modo a não prejudicar a investigação, sendo que o caso "está a ser acompanhado pelas entidades de investigação criminal competentes".
A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem por missão prestar apoio técnico à formulação de políticas, ao planeamento estratégico e à política legislativa no âmbito do MAI, garantir o apoio técnico e administrativo aos gabinetes dos membros do Governo e aos órgãos e serviços sem estrutura de apoio administrativo, bem como assegurar a prestação de serviços comuns aos serviços do Ministério, a condução do processo orçamental no âmbito do MAI e a gestão dos programas com financiamento comunitário e outros programas com financiamento internacional, em articulação com as entidades nacionais e internacionais com competências neste domínio, assim como prestar apoio técnico ao desenvolvimento das relações internacionais no âmbito do MAI e assegurar e coordenar tecnicamente o recenseamento automático e a administração eleitoral.