Mais de 400 migrantes resgatados do mar começam a desembarcar em Itália

Agência Lusa , RL
1 jan 2022, 16:51
Sea Watch

Foi dada prioridade aos menores sozinhos e aos mais vulneráveis, enquanto aqueles que se encontram em melhores condições irão desembarcar mais tarde

Os menores sem acompanhante resgatados nos últimos dias no Mar Mediterrâneo pelo navio humanitário Sea Watch 3 já desembarcaram em Pozzallo (Sicília, sul de Itália), enquanto se espera que mais 200 migrantes o façam nas próximas horas.

A informação foi avançada à EFE por fontes da organização não governamental Sea Watch, que explicaram que foi dada prioridade aos menores sozinhos e aos mais vulneráveis, enquanto aqueles que se encontram em melhores condições irão desembarcar mais tarde, havendo expectativa de que o desembarque pode ser concluído este sábado.

A tripulação e os migrantes, incluindo várias mulheres e 14 crianças menores de 01 ano de idade, tinham navegado ao largo da costa siciliana durante vários dias, à espera de um porto seguro, até que esta sexta-feira, no último dia de 2021, as autoridades italianas designaram Pozzallo.

Alguns dias antes, a guarda costeira italiana teve de se aproximar da embarcação para entregar fraldas e leite em pó, uma vez que os stocks a bordo estavam a esgotar-se, e outros migrantes tiveram também de ser levados para hospitais devido às suas debilitadas condições de saúde, incluindo duas mulheres grávidas, a filha de 03 anos de uma delas e um homem com problemas médicos.

Com a atracagem do Sea Watch 3, o Mediterrâneo central permanece sem embarcações humanitárias, uma vez que os 558 migrantes resgatados pelo navio Geo Barents, da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), completaram o seu desembarque no porto de Augusta na última quinta-feira.

Um total de 67.040 migrantes chegaram a Itália em 2021, sensivelmente o dobro dos 34.154 que chegaram em 2020, segundo os dados publicados pelo Ministério do Interior.

Europa

Mais Europa

Patrocinados