Enfermeiros pediram mais de mil escusas de responsabilidade no último mês

24 nov 2021, 11:36

Só no Hospital de Leiria foram solicitadas 1106 escusas de responsabilidade por turno que garantem proteção em eventuais processos por falta de segurança nos cuidados de saúde

No último mês, os enfermeiros apresentaram mais de mil escusas de responsabilidade em vários hospitais do país, invocando a falta de condições para cuidar dos doentes. A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias e confirmada pela CNN Portugal junto da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Só no Hospital de Leiria foram solicitadas 1106 escusas de responsabilidade por turno. De acordo com Ricardo Correia de Matos, presidente da secção regional do centro da Ordem dos Enfermeiros, citado pela publicação, estes números indicam que "em quase todos os turnos há vários pedidos" de escusas. 

Em Faro, "praticamente todas as equipas do Serviço de Urgência apresentaram escusas", revelou a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, citada pelo diário.

A publicação refere ainda o Hospital das Caldas da Rainha, onde foram solicitadas 136 escusas de responsabilidade até esta terça-feira, e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde foram apresentados 75.

De acordo com Ricardo Correia de Matos, a maior parte dos pedidos de escusas de responsabilidade estão relacionadas com "défice de pessoal e dinâmicas de serviços", que colocam em causa a qualidade e segurança na prestação dos cuidados de saúde. 

Centro Hospitalar de Leiria diz que "qualidade dos cuidados de saúde" não está em causa

Questionado pela CNN Portugal, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) "confirma a apresentação dos pedidos de escusa de responsabilidade por parte dos enfermeiros e informa que tem vindo a trabalhar afincadamente com a tutela no sentido de ultrapassar as carências de pessoal de enfermagem e outros profissionais de saúde, a fim de mitigar o atual cenário".

"Nas últimas semanas foram já admitidos seis enfermeiros e está em curso o processo de contratação de mais 10. Não obstante a apresentação dos pedidos de escusa de responsabilidade, o Conselho de Administração do CHL e a sua direção de enfermagem estão em condições de garantir aos utentes a qualidade dos cuidados de saúde prestados pelos seus profissionais, que diariamente asseguram, com rigor e eficácia, o atendimento dos utentes do CHL", acrescenta a entidade.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados