Homem descobre broca nos pulmões depois de a engolir acidentalmente no dentista

20 abr 2022, 11:53
Broca engolida por Tom Jozsi foi parar aos pulmões

Um homem foi parar às urgências depois de engolir um pedaço de uma broca de dentista. O incidente aconteceu durante um procedimento que à partida seria simples, mas terminou com um objeto de dois centímetros nos pulmões

"Estava no dentista a tratar um dente e de repente dizem-me que engoli a ferramenta", conta Tom Jozsi, de 60 anos, à WISN. "Não senti propriamente o objeto a descer pela garganta, apenas tosse".

De acordo com os médicos, o norte-americano do Wisconsin terá engolido o objeto mesmo antes de tossir, enviando-o para as vias respiratórias. Atingiu uma profundidade tal que, segundo o especialista em pulmões Abdul Alraiyes, seria impossível um otoscópio detetar.

"Quando vi a tomografia percebi que estava na zona inferior do pulmão direito", explica o profissional. Mas o que aconteceria se não o conseguissem retirar? Tom conta que os médicos lhe disseram que a parte do pulmão teria que ser removida. 

Abdul Alraiyes e a sua equipa tinham apenas uma hipótese: experimentar um aparelho novo. Ainda assim, não tinha sido desenhado para remover objetos estranhos. "Destina-se à deteção do cancro, especificamente do pulmão", esclarece o especialista. O equipamento permitiria a entrada nas vias respiratórias do paciente e puxar o objeto sem causar dano. 

Assim que Tom abriu os olhos depois do procedimento, viu o médico sorrir, enquanto abanava um pequeno recipiente de plástico com o objeto no interior. "Nunca fiquei tão feliz na minha vida". Foi uma experiência para nunca mais esquecer, de tal forma que decidiu guardar o "souvenir" numa prateleira em sua casa. 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados