Graça Freitas revela que "há casos sob investigação" em Portugal devido à nova variante

Beatriz Céu , com Lusa (atualizada às 12:49)
27 nov 2021, 12:28

A diretora-geral da DGS explicou que os casos ainda estão a ser investigados, pelo que ainda não poderão ser considerados suspeitos

Graça Freitas, responsável máxima da Direção-Geral da Saúde, assumiu este sábado que há casos "sob investigação" em Portugal, por suspeita de poderem estar relacionados com a nova variante, identificada na África do Sul, a Omicron

A diretora-geral da DGS falava aos jornalistas, durante uma visita ao centro de vacinação de São Domingos de Rana, que "neste momento há casos em investigação" da nova variante do SARS-CoV-2 de "pessoas que vieram da África Austral". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas recusou, todavia, tratarem-se de “casos suspeitos”.

Estes casos reportam-se a Lisboa, mas segundo Graça Freitas, “a qualquer momento pode surgir um alerta em qualquer região do país”.

A diretora-geral da saúde fez um apelo para que as pessoas que chegarem em voos da África Austral e de Angola se dirijam a uma farmácia para fazerem um teste antigénio (gratuito).

“Até à data não foi detetado nenhum caso em Portugal. Não quer dizer que não estejamos à procura. As autoridades de saúde sinalizam casos importantes, que podem ser e são investigados, é feita a investigação genómica”, acrescentou.

A diretora-geral aconselhou os viajantes oriundos daqueles países a repetirem o teste ao fim de cinco dias. "Se for positivo vão entrar automaticamente no sistema e vão ser encaminhados devidamente através da SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital", afirmou.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados