EUA aprovam primeiro teste respiratório de despiste do SARS-CoV-2

15 abr 2022, 18:04
FDA aprova o InspectIR Covid-19, primeiro bafómetro de deteção do SARS-CoV-2. (Reprodução YouTube InspectIR Systems)

É o primeiro teste capaz de detetar o novo coronavírus através de uma amostra de ar expirado, à semelhança do que acontece com o alcoolímetro.

A Food and Drug Administration, entidade norte-americana responsável pela proteção e promoção da saúde pública, concedeu na quinta-feira uma autorização de uso urgente daquele que é o primeiro bafómetro para detetar o novo coronavírus, avança o The New York Times.

Segundo a publicação, este teste apresenta os resultados em poucos minutos, cerca de três, e tem um alto grau de precisão na deteção do SARS-CoV-2. Um único aparelho, que tem o tamanho de uma mala de mão, pode analisar cerca de 160 amostras por dia.

A FDA diz que o teste - denominado InspectIR Covid-19 - deve ser realizado “em ambientes onde a amostra do paciente pode ser colhida e analisada, como consultórios médicos, hospitais e locais de teste móveis”, devendo a execução ficar a cabo de “profissionais licenciados”. Em caso de resultado positivo, apesar de fiável, a FDA recomenda que se realize um teste PCR complementar.

Conta o The New York Times que o dispositivo foi testado num estudo composto por 2.409 indivíduos com e sem sintomas do vírus, tendo conseguido a deteção correta de 91% das amostras positivas e 99% das amostras negativas.

A FDA explica que este teste respiratório usa uma técnica chamada cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa, “que separa e identifica misturas químicas para detetar cinco compostos associados ao coronavírus na respiração exalada”. 

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados