Estou infetado, e agora? Preciso de trabalhar em casa? Siga este guia para saber quais as regras em vigor neste momento

14 mai 2022, 09:00
Fármacos contra a covid-19. (Pixabay)

Mais de dois anos após o início da pandemia, e com tantas alterações às regras, continuam a existir muitas dúvidas. Se o vírus entrar em sua casa nos próximos tempos, é isto que tem de saber

Testei positivo. O que devo fazer?

Isolar-se é o primeiro passo. Caso tenha testado positivo num autoteste, deve ligar para a Linha Saúde 24, para o 808 24 24 24. Aí deverá explicar a sua situação, incluindo os sintomas. Vai receber depois uma mensagem com requisição para fazer um teste PCR ou antigénio gratuito para confirmar a infeção. Se essa análise se revelar negativa, pode voltar à sua vida. Se for positiva, mantém-se em isolamento.

Outra das vias é fazer um teste rápido na farmácia, que deixou de ser gratuito. Caso seja positivo, os seus dados serão introduzidos em sistema e deverá receber, de forma automática, a documentação necessária para se manter em isolamento. É um processo mais rápido, que evita esperas na linha de apoio. Mas, se vir que passados dois dias não recebeu a documentação, ligue para a Saúde 24 e exponha a situação.

Quanto tempo tenho de ficar isolado?

Se o teste for positivo, são sete dias de isolamento desde o início dos sintomas para quem tenha sintomas ligeiros. Se for assintomático, é o dia do teste que conta para esse efeito. No caso de sintomas graves, o período de isolamento passa para 10 dias. Em nenhum dos casos é preciso fazer um teste para ter alta.

Os coabitantes não precisam de fazer isolamento. Só os casos positivos.

E como aviso o trabalho?

Trata de tudo sem sair de casa. Primeiro, vai receber várias mensagens, incluindo uma com os códigos para aceder à Declaração Provisória de Isolamento que deve partilhar com a sua entidade patronal. Neste caso, irá receber o salário na totalidade. Esta declaração não substitui uma baixa médica caso possa trabalhar à distância.

Se não tiver condições para teletrabalho ou precisar de uns dias de baixa para recuperar, necessitará de pedir uma declaração de incapacidade temporária para o trabalho. Caso se trate de uma baixa médica, tem direito ao subsídio por doença por covid-19, que assegura 100% da remuneração de referência líquida durante um período máximo de 28 dias, ao qual é descontado o período de isolamento profilático se tiver existido.

Quando posso sair? Preciso de alta?

No caso de ter sentido sintomas ligeiros, pode sair no oitavo dia, mesmo se estes persistirem. Não é necessária uma declaração de alta. Se, após terminar o período recomendado de isolamento, perceber que os sintomas não estão a evoluir favoravelmente, deverá contactar a Saúde 24 no sentido de alargar o período de baixa.

E quem é contacto de alto risco?

Quem tiver a dose de reforço está isento de isolamento. Os coabitantes são considerados contactos de alto risco se não tiverem o esquema vacinal completo. Devem fazer um teste o mais depressa possível após a exposição ao caso confirmado – o teste poderá ser rápido numa farmácia ou prescrito pela Saúde 24, após o familiar que testou positivo ter passado essa informação.

Se o resultado for positivo, deve ficar em isolamento. Se não, pode seguir com a sua vida normalmente. São também considerados como de alto risco os trabalhadores de lares e profissionais de saúde que contactaram com um caso positivo.

E se um colega do trabalho ou da escola testou positivo?

Não é necessário ficar em isolamento porque são considerados contactos de baixo risco.

Não tinha tomado todas as doses da vacina contra a covid-19. Quando posso tomar?

Se tomou a vacina da Janssen, de dose única, deve fazer nova dose com outra marca três meses após a infeção. Se foi vacinado inicialmente com uma vacina de duas doses, o reforço poderá ser feito com uma vacina da mesma marca cinco meses após a infeção.

Devo usar máscara após o isolamento?

O uso de máscara é obrigatório nos transportes públicos, nos lares e nos estabelecimentos e unidades de saúde, incluindo as farmácias. Se após a doença for para o escritório, não é obrigado a usar máscara, embora algumas empresas possam implementar essa regra. Pode sempre fazê-lo no sentido de transmitir maior segurança aos seus colegas, caso mantenha os sintomas, por exemplo.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados