“Desligue e ligue mais tarde”: a mensagem do SNS24 devido à elevada procura

24 dez 2021, 16:58
Centro de atendimento da Linha SNS 24 em Lisboa

Véspera de Natal marcada por mais de 12 mil novos casos e 11 mortes por covid-19

“A linha está com elevada procura. Aconselhamos a que desligue e ligue mais tarde.” Era esta a mensagem que se ouvia na tarde desta sexta-feira quando se ligava para a linha 24 do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na véspera de Natal, dia em que o país registou mais de 12 mil novos casos de covid-19, são muitas as pessoas que tentam entrar em contacto com as autoridades de saúde - algo que não lhes é negadom uma vez que é possível manter-se em linha de espera, mas é aconselhado a que desligue a chamada dada a afluência a esta linha de apoio.

Nos últimos dias, os hospitais têm multiplicado apelos para os utentes telefonarem para a linha do SNS 24 para não sobrecarregarem as unidades hospitalares, mas a verdade é que a linha também já se encontra com longos minutos de espera para conseguir atender quem procura saber o que fazer após ter estado em contacto com um infetado/ testar positivo entre outras situações.

Recorde-se que vão entrar em vigor algumas das medidas de contenção anunciadas pelo primeiro-ministro para o período natalício:

  • Nos dias 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, será necessário apresentar um comprovativo de teste negativo para aceder a restaurantes, casinos e, no caso dos últimos dois dias, a festas de passagens de ano.
  • Estão também proibidos o consumo de álcool e os ajuntamentos de mais de dez pessoas na via pública, esta última valendo para as celebrações do Ano Novo.
  • O Governo emitiu, de igual modo, quatro recomendações para este período. O Executivo pede à população para evitar aglomerados e espaços fechados, pequenos e pouco arejados, estar sem máscara durante longos períodos de tempo e, ainda, reunir-se com familiares e amigos sem que antes seja feito um teste.

 

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados