REVISTA DE IMPRENSA || É cada vez mais vendida e prescrita em Portugal
O Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos quer restringir a venda livre de melatonina, defendendo a sua reclassificação como medicamento, e não suplemento alimentar, avança o Diário de Notícias.
Apesar de só estar indicada em casos específicos — como TDAH, autismo ou cegueira —, a melatonina tem sido amplamente prescrita e usada em crianças e até bebés com menos de um mês.
Os médicos alertam para os riscos do uso indiscriminado, como alterações hormonais, atrasos na puberdade, impacto na tiroide e até risco de diabetes, sobretudo em crianças com mutações genéticas específicas.
A Ordem dos Médicos admite que é preciso mudar a lei sobre 'suplementos alimentares' de melatonina, que é cada vez mais vendida e prescrita em Portugal.
O Infarmed não regula suplementos, o que deixa a venda de melatonina fora do seu controlo.
O Brasil baniu a comercialização de melatonina para menores de 19 anos